Pronto para ter filhos? 15 sinais para saber se você está preparado

Ter filhos é a maior decisão que um casal pode tomar para suas vidas. É uma grande responsabilidade. As crianças exigem o nosso tempo, nosso amor, são caras, e estarão por perto por pelo menos 18 anos. Você está pronto para ter filhos? Aqui estão 15 sinais de que você pode estar pronto para a paternidade.

1. Se você tem entre 25 e 35 anos de idade

Este parece ser o sweet spot estatístico para ter filhos. A maioria das pessoas tem filhos quando eles têm entre 25 e 35 anos. Se você está nessa faixa etária, então você está oficialmente na faixa etária que a maioria das pessoas tem filhos e isso sempre é um bom começo para descobrir se você: Estou pronto para ter filhos.

2. Suas prioridades estão alinhadas

Você sabe onde seu dinheiro está indo. Normalmente, suas contas estão em dia, você tem um lugar estável para viver, e seu trabalho é estável. Quando você sai do trabalho, você literalmente não tem nada para fazer o resto do dia porque todas as coisas importantes são feitas. Quando todas as suas prioridades estão em ordem, então você está definitivamente pronto para a responsabilidade de ter filhos.

3. O seu cônjuge também está pronto para ter filhos

pronto para ter filhos - planejamento familiar

Você saberá quando isso acontecer. Eles começarão a dar dicas sobre isso. Eles passam a olhar mais para os outros casais que têm filhos. Costumam caminhar pelo corredor de artigos para bebê no supermercado.

Obviamente, você não deve se sentir pressionado para algo que você ainda não está pronto, mas se seu cônjuge está pronto para ir, então você sabe que não vai entrar nessa sozinho e isso é tranquilizador.

4. Você começa a gostar de estar ao redor dos filhos de outras pessoas

Alguns de seus amigos provavelmente têm filhos. Quando o desejo biológico de ter seu próprio filho começa a te incomodar, você irá compensar, aproveitando o passar do tempo com os filhos de outras pessoas.

Você se candidata voluntariamente para cuidar do bebê do outro. Em piqueniques ou churrascos, você é o único com “macarrão de piscina” que finge ser o monstro do oceano ou jogando o beisebol com as crianças. Se isso soar familiar para você, acredite, você pode estar pronto para ter filhos.

5. Você começa a falar sobre “quando você tem filhos…

pronto para ter filhos - planos

Este requer uma pequena auto-realização, mas você vai saber quando acontecer. Você começará a dizer a outras pessoas como você vai criar seus filhos, o que você fará com eles e como você vai ensinar-lhes coisas.

Você já ouviu outras pessoas dizerem essas coisas antes. “Sim, quando eu tiver filhos, eles vão fazer musicalização desde pequenos, porque ouvi dizer que isso ajuda a desenvolver melhores habilidades de aprendizagem.” Esse é um dos sinais de que você está pronto para ter filhos.

6. Você começou a ter mais sentimentos não-românticos

Este é um sinal de que a mãe ou o pai que existe dentro de você está ansioso para sair. Você só tem esse desejo de se preocupar com algo ou alguém de uma maneira que você nunca sentiu antes. É um tipo diferente de amor e não é imediatamente quantificável. Se você está querendo algo assim em sua vida, talvez seja hora de ter um filho para que você possa sentir e experimentar o que é isso.

7. Você começou a planejar inconscientemente

planejando a gravidez

Você poderia ter comprado aquele um carro esportivo e aquele apartamento no centro de um quarto é realmente muito bom! Mas não, ao invés disto, você comprou uma SUV ou uma minivan e até preferiu um lugar com mais quartos em um bairro mais tranquilo da cidade.

Não são as coisas perfeitas para ter quando criar uma família?

Por que sim, sim, sim.

Você pode estar planejando ter filhos algum dia. Quando você colocar sua emoção nos seus planos, significa que está muito perto de estar pronto para ter filhos.

8. Você está pronto para continuar as tradições familiares

Quando você era criança, você tinha tradições em sua casa. Você pode ter festas de Natal em família ou acampar no verão com seus familiares. Pode ser qualquer coisa.

Quando você começa a pensar em querer continuar essa tradição familiar, você está pensando que gostaria que seus filhos vivenciem essas experiências.

Secretamente, você está desejando ter filhos para que as tradições familiares continuem, por isso, esse também é um indicativo que você está pronto para ter filhos.

9. Você trata seus animais de estimação como pessoas

animal de estimação na cama

Ter animais de estimação não é como ter filhos, mas existem algumas semelhanças. Você deve alimentá-los,  mantê-los limpos e dar-lhes atenção, não é mesmo?. Você se importa com eles mais do que alguns de seus amigos.

No entanto, quando você começa a dizer às pessoas que seus animais de estimação são seus filhos, é o seu subconsciente gritando que você está pronto para a responsabilidade de crianças.

É a sua biologia falando.
Se você quiser vontade de fingir que seus animais de estimação são crianças, então você provavelmente estará pronto para ter filhos.

10. Sua atitude em relação às coisas das crianças muda

Você começou a curtir os desenhos de criança, como Bob Esponja? Você vê alguém mudando a fralda do seu filho e não sai fugindo com terror?

Você pode ter descoberto que as coisas que as crianças não te incomodam, tanto quanto costumavam incomodar. Enfim, as coisas que eles gostam já não são tão ruins quanto você originalmente pensava.

As pessoas que não estão prontas para ter filhos geralmente não gostam das coisas que as crianças fazem.

11. Sua atitude em relação a outras pessoas que têm filhos muda

pai com filhos brincando

Quando você está pronto para ter filhos, seus amigos que têm filhos nunca mais parecem uma má idéia.

Você não teme o número aparentemente infinito de imagens de bebê que irão surgir do Facebook como um vulcão gigante. Você está entusiasmado com eles, curte as fotos e isso significa que você ficará entusiasmado e postará fotos dos seus filhos quando isso acontecer com você.

12. Dormir não soa tão divertido quanto costumava

Todo mundo sabe que ter filhos significa que você não vai ter uma boa noite de descanso novamente até que eles vão visitar avó e vovô para o fim de semana. Se o pensamento de acordar às 6 da manhã todas as manhãs é algo que parece horrível, então você pode não estar pronto para ter filhos ainda.

Se você já está acordando um pouco cedo e você realmente não está ansioso para acordar ao meio-dia, então você já está pronto para lidar sem dúvida com uma das piores partes de ter um bebê. PS: Não ache exagero, porque não é!

13. Ir para balada é uma má ideia

pronto para ser pai - não gostar mais de balada

Todas as atividades noturnas, na verdade. Ir para o bar, ir ao clube, ir a uma festa mesmo que seja em uma casa, mas que você vá muito tarde da noite, ou melhor, muito cedo.

Se você esse estilo de vida já não lhe encanta mais, provavelmente é porque você está pronto para um estilo de vida diferente, como as atividades mais caseiras e aquelas que envolvem filhos.

14. Você está pronto para mais desafios

Se você está atualmente entediado com a vida, talvez seja necessário um desafio novo e muito mais difícil. Criar filhos é muito desafiador e nunca é chato. Você vai ensinar-lhes como usar o banheiro, amarrar sapatos, dirigir, os pássaros e as abelhas, e como evitar e aprender com os erros.

É uma responsabilidade 24 horas, 7 dias na semana e algumas pessoas simplesmente não estão prontas para esse tipo de compromisso. Se você está se sentindo como sua vida precisa de mais responsabilidade, então talvez seja hora de se dar mais responsabilidade.

15. Sua visão sobre a vida muda

Casal feliz se abrançando

Há um ponto em todas as nossas vidas onde vivemos para nós. É sobre o que nos faz feliz. Estamos comprando a comida que queremos e os eletrônicos que queremos. Nós vamos onde queremos e fazemos o que queremos.

Eventualmente esse sentimento desaparece e você começa a querer viver para os outros. De repente, a vida de outras pessoas importa tanto quanto a sua. Você começa a comprar coisas com outras pessoas em mente.

Você começa a permitir que sua vida seja planejada em torno dos outros.

Você pode até começar a se sentir mal quando faz algo egoísta. Se isso soa como a transição que você está passando, é porque você está se preparando para ser pai. Quando você tem filhos, eles são os que importam e no fundo você sabe disso. Quando você pode colocar as vidas dos outros à frente, você está pronto para ter filhos.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *