Ensinar as crianças a controlar a raiva

“A raiva é uma reação fisiológica normal que nos acompanha ao longo da vida e provém das frustrações que sentimos. Bebês manifestam raiva, por exemplo, quando estão com fome, cansados ou precisando de colo. A medida que vão se desenvolvendo, os motivos que provocam raiva e a 25forma como essa sensação é expressada também mudam. E ao invés de simplesmente chorarem, passam a bater o pé, discutirem, fazerem manha e até mesmo adotarem atitudes agressivas”. Esse trecho retirado de uma matéria publicada pela revista Pais & Filhos, em 2005, explica um pouco sobre como o sentimento da raiva surge nas pessoas.

Já falamos como a leitura é importante para as crianças. Elas desenvolvem sua capacidade de imaginativa, exploram o vocabulário e também aprendem valiosas lições. A raiva, apesar de ser um sentimento natural, há uma necessidade muito grande de controla-lá. Esse é o tema principal do livro infantil Fervi por Dentro, de Cleber Galhardi, publicado pela Editora Boa Nova, o qual vai ensinar aos pequenos leitores que é natural sentir raiva, porém há uma necessidade muito grande de controlá-la.

Controlar a raiva é o tema do livro Fervi por Dentro de Cleber Galhardi

livro fervi por dentro

Geralmente as crianças não tem consciência quanto a proporção da raiva que estão sentindo, ou mesmo como lidar com ela. Esse fator pode trazer problemas para sua vida emocional, escolar e pessoal. É importante que elas entendam como devem agir diante dessa sensação.

O personagem que vai falar sobre este perigoso sentimento é o menino Aguar. Apesar do nome estranho, sua mensagem é edificante. A linguagem que ele utiliza parece bastante estranha no começo, pois ele reúne as primeiras letras e sílabas da frase e junta em uma palavra só.

Atenção. Muito cuidado com o JEMORA.

Ele pode nos trazer grandes problemas quando aparece em nosso comportamento.

Sabe o que é JEMORA? Não?

É simplesmente o Jeito Equivocado de MOstrar RAiva

Aguar mostra as consequências de expressar a raiva erroneamente, e não só a possibilidade de atingir negativamente o próximo, aborda também os sentimentos que traz para si mesmo após se deixar levar pela irritação, como o arrependimento, culpa, enfim, aquela sensação estranha de quando as atitudes que os indivíduos tomam não são corretas.

Com um jeito bastante peculiar de se comunicar, o personagem vai desmistificar a raiva e ajudar o leitor a lidar com esse sentimento forte. Uma lição para a vida toda!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!