Como se preparar para ser mãe em 5 passos bem simples

Muitas mulheres desconhecem a importância de se preparar para ser mãe. Quando a mulher inicia com o desejo de se tornar mãe, a primeira coisa que ela deveria fazer era procurar um médico de confiança para iniciar seu pré-natal. Além disso, existem outros cuidados essenciais como tomar suplementos vitamínicos, manter-se em movimento, alimentação e muitos outros.

O primeiro passo para se preparar para ser mãe:

Então, o primeiro passo a dar em busca da maternidade é a consulta com o ginecologista, onde você vai falar para  a ele seu desejo de se preparar para ser mae.

Nessa consulta, o médico pode pedir uma série de exames e fazer um check-up da sua saúde em geral, analisar como está seu colesterol e triglicerídeos, conhecer sua rotina de vida, recomendar alguma atividade física se você estiver sedentária e principalmente, lhe receitar suplementos de ácido fólico e ômega 3.

Esses dois nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento inicial do bebê. Sendo o ácido fólico responsável pela formação do tubo neural e o ômega 3 auxilia no desenvolvimento do cérebro.

Muitas desconhecem a necessidade de se preparar para ser mãe, mas um dos benefícios de tomar esses suplementos é prevenir a má formação do bebê!

Segundo passo para se preparar para ser mãe  

boa alimentação antes gravidez

Com os resultados dos exames que o ginecologista pediu, o segundo passo é procurar uma nutricionista para cuidar da sua alimentação pelos próximos antes (antes, durante e pós-gravidez – os mil dias).

Uma alimentação bem equilibrada, colorida e saudável é essencial para que você tenha mais saúde, disposição e controle seu peso.

Não quer dizer que você não possa comer um docinho aqui ou uma pizza ali. Mas o negócio é realmente cuidar da qualidade dos nutrientes que você está ingerindo, para garantir que seu corpo vai estar em equilíbrio e preparado para receber um bebê.

E também que a sua alimentação não vai deixar nutrientes de fora do cardápio. Período de gravidez não é o momento de fazer dietas restritivas, cortar alimentos e coisa e tal. Por isso, a nutricionista aconselhará e irá elaborar um cardápio adequado para seu tipo de corpo. 😁

Terceiro passo para se preparar para ser mãe  

atividade fisica antes da gravidez

A atividade física quando praticada regularmente traz vários benefícios para a mulher que pretende se preparar para ser mãe. Além do fortalecimento, melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória da futura gestante.

Estudos realizados pela Boston University School of Public Health afirmam que a prática regular de exercícios físicos auxilia o organismo feminino a se manter em um peso ideal e com um bom funcionamento do metabolismo e como consequência favorecendo a fertilidade feminina.

Outro benefício é o fato de fortalecer a lombar e o abdômen para receber o futuro bebê, auxiliando a futura mãe a ter um maior conhecimento do seu corpo. Quando ela estiver grávida, esse fortalecimento vai favorecer o seu corpo a se adequar melhor a mudança gravitacional que se dá pelo aumento da barriga.

Quarto passo para se preparar para ser mãe  

beneficios beber água antes de engravidar

Você sabia que 60% do seu peso é água? Essa água, que circula em nosso organismo, se renova diariamente. Precisamos beber água primeiro para repor tudo o que perdemos ao longo do dia. Perdemos cerca de dois litros de água por dia, só entre xixi e suor.

Mas se tratando de uma futura gravidez, a água desempenha papel fundamental em nosso organismo. Ela ajuda a equilibrar os hormônios e até mesmo melhora o aspecto do muco cervical – que vai ajudar os espermatozóides fluírem melhor para encontrar com o óvulo.

Beber água adequadamente (8 a 12 copos de 250 ml por dia) vai favorecer a circulação e a saúde dos óvulos.

E ainda, vai te manter de bom humor. Porque nosso corpo fica brabo quando não tomamos água e somos apenas o reflexo dele!

⚠️Ah, um alerta! Para quem se prepara para ser mãe, a hidratação adequada pode prevenir doenças renais e distúrbios hepáticos, que podem prejudicar a futura gravidez.

Aprender a beber água pode ser um desafio. Mas é um desafio que vale a pena encarar pela futura gravidinha. 

Ingerir bebidas com alto teor de açúcar e cafeínas não é recomendável. Esse tipos de líquidos podem lhe deixar desidratada e  é importante reduzir a ingestão dos mesmos.

A água é importante também para prevenir a sensação de pele seca. Um dos sintomas da falta de água no corpo é coceira. Fique atenta!

Mantenha-se sempre hidrata, acostume-se a carregar uma garrafinha de água cheia perto de você! 😁

Quinto passo para se preparar para ser mãe  

atividade manual para reduzir ansiedade da gravidez

A ansiedade pode querer apertar o coração de quem se prepara para ser mãe. As dúvidas começam a surgir e a cada ciclo de ovulação, a esperança pelo positivo teima em querer acelerar o coração.

Uma das causas que mais impedem as mulheres de engravidar é a ansiedade. Então a recomendação é encontrar um hobbie para fazer de maneira que venha se distrair e consiga controlar a ansiedade.

A própria atividade física pode se tornar um hobbie que você se distraia. Você pode aprender a fazer uma atividade manual como pintar, costurar, tricotar etc.

Aproveite esse momento e coloque as leituras em dia., porque quando o bebê chegar, não vai mais ser tão simples assim. Aproveite para ler romances, aventuras e não apenas livros sobre gravidez 😂

Faça suas maratonas da sua série favorita! Se não tem… encontre uma!

Desejo que sua preparação para ser mãe seja algo prazeroso e não apenas nos momentos a sós com seu marido. Mas também com você mesma – encontre-se nesse período. Aproveite para refletir sobre você, seus ideais e deixe fluir.

No momento certo, Deus vai enviar o seu desejado filho. 🙏

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!