Gestante pode fazer atividade física?

Através de nossa história, toda literatura que recomenda “exercícios” durante a gestação é sempre baseada no “senso comum”. Pesquisas, quando realizadas, nunca concluem exatamente o que ocorre durante o período gestacional, pois nem médicos, nem pesquisadores, nem as próprias gestantes querem correr qualquer tipo de risco (BARROS,1999).

Ao engravidar muitas dúvidas aparecem na cabeça da mãe, inclusive sobre a realização de exercícios físicos na gestação. A atividade física é recomendada em todas as fazes da vida e o fato de ser gestante aumenta ainda mais a importância, com exceção de casos em que a paciente apresenta algum problema diagnosticado pelo obstetra.

Já foi comprovado com os avanços da medicina que se manter ativa é saudável, além de ser muito bom para o feto, ajuda o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação.

Benefícios da atividade física para gestante

A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios para as grávidas. Muitos desconfortos comuns na gestação como dores nas costas, stress, possível formação de varizes entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios.

As mães podem aumentar a resistência cardiorrespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto e também fortalece os músculos abdominais, os músculos da pelve, e lombares, estes os mais afetados durante a gestação.

Como funciona o treinamento para as gestantes?

exercicios-aerobicos-na-gestacao

Dentre vários fatores, é muito importante saber se a mulher já praticava alguma atividade física antes ou se era sedentária. Com autorização do obstetra, as mães que já mantinham o hábito podem seguir com o programa de exercícios de modo mais leve, lembre se sempre de consultar seu professor para ajustes e melhor desempenho no seu treino.

O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez.

Agora, se a gestante não tinha o hábito de treinar e deseja uma gravidez mais saudável, não são indicadas atividades pesadas. Comece devagar e opte por atividades mais leves após o terceiro ou quarto mês de gestação.

A única certeza que se tem é a de que nós, profissionais que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade física agradável e segura, respeitando a individualidade e, principalmente, obedecendo a regras básicas de bom senso. Precisa se ter em mente o processo que acontece durante a gestação e que provoca profundas alterações metabólicas e hormonais, modificando respostas as atividades físicas (BARROS, 1999).

Referência:

BARROS.T.L; GHORAYEB, N. Exercícios, Saúde e Gravidez – in: O Exercicio – Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos. Ed. Atheneu, 1999.

CREF: 019501-G/SC
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – IESC
Pós Graduado em Treinamento Desportivo




Comente