Hidratação no verão

A hidratação no verão é mais facilmente percebido, pois o nosso corpo tem a necessidade de ingerir líquidos. Devido às altas temperaturas nosso corpo pede, clama por um refresco. Uma água, um suco ou uma água de coco trincando na beira da praia, não importa qual você vai preferir, é preciso repor os líquidos que nosso corpo perde pela urina e suor.

A importância da hidratação no verão

Assunto de saúde é uma das coisas que mais gosto de ler. Aprendi que cerca de 60% do corpo de um adulto é formado por água e 80% o corpo de uma criança! Veja só a importância de repormos uma quantidade de água todos os dias somente para o nosso corpo funcionar bem.

Passamos uns dias de férias e logo no segundo dia comecei a me sentir bem mal, dor no corpo, sem apetite e enfrentando dias extremamente quentes. Depois de um dia todo assim, a noite fomos ao mercado e comprei isotônico (Gatorade, Powerade…esses assim, sabe?). Eu não tinha nada demais, bastou repor os sais minerais e muito líquido para começar a me sentir melhor.

Eu falo que nada é por acaso né… dias depois o calor ficou mais intenso e nós começamos a hidratar as crianças com muita água de coco. Com esse calor, precisamos ficar atentos as nossas crianças, não é mesmo? Muitas vezes temos que interromper uma brincadeira para lembrar eles da importância de se hidratar, até porque eles não vão parar a brincadeira para tomar água.

Lembre-se de sempre ter alimentos fresquinhos em casa como frutas e gelatina, com o calor tendemos a perder o apetite, mas esse tipo de alimento sempre cai bem como um lanchinho no meio da manhã e no meio da tarde!

Amamentação

Ah, também é importante lembrar que a amamentação exclusiva até os seis meses é suficiente para o bebê se hidratar, mesmo nesse calor. Por isso, é importante a amamentação em livre demanda, para que o bebê também se sinta saciado na questão de água.

Uma amiga minha foi muito criativa, retirou o leite materno e congelou na forminha de picolé e ofereceu para sua filha. Amei a ideia, pois você continua oferecendo leite materno mas de uma forma diferente… Viva a criatividade!!!

Aproveitem bem o verão!

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente