O desafio de ser mãe – Maternidade mais que real!

Quando eu queria ser mãe, eu não tinha a menor ideia do que ser mãe realmente representava. Eu até podia ter uma breve noção porque na época uma amiga minha ficou grávida e pude acompanhar toda sua gravidez até o momento que ela estava com a bebê.

Ela comentou várias vezes sobres os desafios da maternidade e como suas noites eram curtas, o cansaço, o sono, as cólicas, as fraldas. Eu acompanhei isso. Mas é bem diferente quando a realidade se passa com os outros. Não sabemos como é dormir quatro horas por noite e dar conta no outro dia. A palavra cansaço na boca do outro é muito mais leve do que quando está na nossa pele.

O desafio de ser mãe na sua amplitude

Eu observando ela lidar com sua bebê comentava que dava muita vontade de ser mãe. Aliás, esse sempre foi meu sonho. Tudo parecia maravilhoso e tecia mil motivos. A resposta dela era bem simples: não existe sentimento que se compara ao de ser mãe, mas que tem um alto preço a ser pago.

Maternidade real na veia!

Enfim, eu me tornei mãe do Cauê. Meu sonho de infância se realizou e eu compreendi cada palavra dela. Cada dia é uma superação! O bebê está descobrindo o mundo e você aprendendo a entender ele.

O desafio de ser mãe na hora parto

Precisamos superar muitas expectativas. Precisamos lutar contra o modelo tradicional de nascimento dos filhos. Precisamos nos informar para ter um parto humanizado e precisamos acreditar que as decisões que tomamos para o nascimento do nosso filho é a melhor que poderíamos ter.

Além disso, precisamos ouvir tantas histórias amedrontadoras sobre parto normal e tantas outras coisas que as pessoas insistem em falar quando você não está disposta a ouvir.

Desafio de ser mãe na hora da amamentação

Se o bebê dorme bem, as pessoas dizem que você deve acordar o bebê porque ele não pode ficar muito tempo sem mamar. Se você conta que o bebê acorda de hora em hora para mamar, ouve-se que o leite é fraco e não sustenta o bebê. Se o bebê chora é porque está com fome. Se você dá de mama em livre demanda, falam que assim ele vai ficar mal acostumado.

Não é a toa que a Lua de Leite tem sido incentivada como forma de aliviar a pressão da sociedade e permitir que a mãe sinta-se a vontade com o bebê e o conheça. Somente conhecendo o bebê é que a mãe vai perceber as dificuldades reais na amamentação.

O desafio de ser mãe na hora da educação

Quando achamos que nos livramos das opiniões estamos apenas nos enganando. As pessoas palpitam sobre a maneira correta de educar o filho. Dizem que não podemos dar colo de mais porque senão o bebê vai ficar mal acostumado. Dizem que somos más se não damos colo. Se a criança faz birra e chamamos a atenção, somos rudes. E na verdade, a nova mãe se sente sufocada e não consegue educar o filho da maneira que ela gostaria ou acha mais adequado para a família dela.

Ser mãe é um verdadeiro desafio na sociedade “palpiteira” moderna. As redes sociais estão ai para tornar esse ministério mais pesado. Por isso eu acredito que temos que ter um sistema de apoio materno com o intuito de podermos conversar, desabafar, encontrar apoio e conseguir encarar novamente a realidade.

Sem julgamentos ou competições maternas.

Nos anulamos de tal forma que as vezes chega a ser incompreensível e inexplicável. Colocamos em prática o desafio de amar, nos doamos a um ser que ainda nem nos reconhece ainda. Nos doamos sem medida, sem reserva, sem esperar nada em troca, sem saber o que nos espera e prepara o futuro.

O desafio de ser mãe vale a pena lutar diariamente. Mesmo naqueles dias em que o desanimo parece bater. Precisamos continuar acreditando que estamos fazendo a diferença na vida deles. Saber que Deus está cuidando de você e do seu filho e que por mais difícil que seja a situação que você está enfrentando, vai passar! E um dia, com orgulho você olhará para o seu filho e vai dizer: Valeu a pena!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

2 thoughts on “O desafio de ser mãe – Maternidade mais que real!

  1. Sofia says:

    Sabes para mim não faz sentido uma vida sem desafios, ficaria demasiado monótona 🙂
    E ser mãe é sem duvida um desafio mas um desafio que dá muito fruto, que vale muito a pena 🙂

    Obrigada pelo comentário querido lá no meu cantinho, também adorei o seu blog… a partir de agora ficaremos ligadas
    beijo grande

Comente