Epi-no: Dispositivo que prepara para o parto normal

Para ter um parto normal, muitas são as recomendações como ter uma gestação saudável praticando atividades físicas e se alimentando adequadamente. Além disso, preparar o períneo para a hora do nascimento também é importante e as fisioterapeutas podem lhe auxiliar nessa questão. Uma inovação para esse momento preparatório é o aparelho Epi-No. Mas antes de falar do dispositivo, quero explicar um pouco sobre episiotomia.

O que é episiotomia?

Episiotomia é corte que é feito na região do períneo (área muscular entre a vagina e o ânus) para aumentar o canal de parto. Os médicos justificam esse procedimento em uma necessidade de parto instrumentalizado, sofrimento fetal e para ter acesso para auxiliar a saída da cabeça do bebê. É geralmente realizada com anestesia local.

Os médicos adotaram como padrão realizar esse corte na mulher para que o bebê nasça com mais facilidade, porém em muitos casos não é necessário. Sem contar que eles podem até fazer um corte maior do que realmente seria necessário para a passagem do bebê. Essa é apenas uma das intervenções médicas que não tem base científica para serem realizadas. Por isso é tão importante que as gravidinhas se informem durante a gestação.

O que é o Epi-no?

epi-no dispositivo de treinamento para o parto

O nome teve origem nesse procedimento: “Episiotomia não”. O Epi-no é um dispositivo alemão que realiza treinamento do assoalho pélvico e da vagina para o parto. É formado por um balão em silicone, conectado a um medidor de pressão, que simula a cabeça do bebê.

A gestante, ao utilizar o Epi-no, pode diminuir as chances de alguma laceração na região pélvica, no momento do nascimento do bebê.

Como é feito o treinamento com o Epi-no?

epi-no funcionamento

O treinamento é realizado sob supervisão de um fisioterapeuta especializado em assoalho pélvico. O balão de silicone será introduzido no canal vaginal e insuflado progressivamente permitindo um alongamento da musculatura perineal. Com o balão ainda insuflado é feito o treino da força expulsiva, simulando o controle muscular necessário durante o nascimento do bebê.

Quando posso iniciar o uso do Epi No?

Uma avaliação dos músculos do assoalho pélvico, deverá ser realizada por um fisioterapeuta especializado antes do uso do Epi-no. Essa avaliação deve identificar as condições individuais de cada mulher.

Mulheres com maior dificuldade de controle da musculatura ou com músculos mais rígidos precisam de maior preparo. O uso do Epi-no pode ser iniciado a partir de 37 semanas de gravidez e após liberação do obstetra.

Existem outras técnicas para preparar o assoalho pélvico para o parto normal?

A massagem perineal também um método indicado para quem pretende que seu filho nasça de parto normal. O objetivo é alongar a musculatura do assoalho pélvico permitindo uma maior flexibilidade para a passagem do bebê.

O fato de você fazer esses exercícios não é garantia absoluta de que no nascimento não haverá lesões no períneo, pois o parto depende de uma série de fatores. Porém, muitas mulheres que praticaram esses exercícios se sentiram mais seguranças e puderam vivenciar o parto de forma mais tranquila.

É indicado que você procure a orientação profissional adequada para que os exercícios de contração e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico tenham de fato o objetivo de fortalecer e melhorar o controle sobre essa região que será importante para o parto.

Os exercícios também ajudarão a prevenir e reduzir disfunções do assoalho pélvico, como perdas urinárias, que podem acontecer na gravidez ou após o parto.

Como facilitar a recuperação do assoalho pélvico após o parto?

bebe nasceu com vernix

A gestação pode gerar flacidez do assoalho pélvico. Um fisioterapeuta especializado poderá fazer uma avaliação prévia e o tratamento adequado. No qual irá recomendar exercícios para que você fala em casa no pós-parto. Interessante, que mesmo as cesarianas podem ser indicativo para ação fisioterápica, pois independe do tipo de parto o enfraquecimento dessa musculatura.

Para adquirir o aparelho, somente através do site.

Esse não é um publipost, é apenas uma mãe que achou muito legal a invenção desse aparelho como preparativo para o parto normal.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!
Comente