Importância do Pilates durante a gravidez

Hoje tenho uma convidada mais que especial, hoje é doutora, ela é uma grande amiga minha, fisioterapeuta formada que se especializou em pilates. Luciana escreveu um texto todo especial sobre a prática dela que é o pilates. Durante a gestação, a prática da atividade física tem diversos benefícios, então segue o texto dela:

Aulas de Pilates durante a Gestação e no Pós Parto

gestante fazendo pilates com bola

Várias mulheres que engravidam possuem seu condicionamento físico abaixo do necessário para manter a sua gestação com qualidade física e mental. Alterações posturais, dores articulares e fadiga muscular, são algumas das alterações que podem ocorrer.

Nos últimos meses ocorre também dificuldade ao caminhar, para realizar movimentos do dia-a-dia, alterações no sono, que são conseqüências da falta de força muscular, da diminuição da mobilidade articular e da postura incorreta.

A postura é mantida com uso de um grupo muscular que chamamos de “core”, que consiste nos abdominais, no músculo diafragma, que é estimulado com a respiração da técnica, e dos músculos paravertebrais. Todos eles em conjunto são responsáveis por nossa postura.

Isso ocorre porque a consciência corporal da mulher gestante ao longo da gravidez vai sendo modificada conforme o bebê cresce e conforme o corpo se modifica para o grande momento, “a hora do parto”.

Os exercícios do método pilates são indicados durante a gestação por trabalhar o corpo de forma global, fortalecendo a musculatura postural, abdominal, além do períneo e grupos musculares adjacentes como os adutores, necessários para o parto.

Além disso, benefícios estéticos são garantidos no pós-parto, pois o trabalho de fortalecimento muscular diminui a flacidez, deixando a musculatura e a pele tonificada, também prevenindo o excesso de peso,mantendo a porcentagem de gordura dentro dos limiares normais e ainda a prevenção das estrias.


 


Dra Luciana Gili Vieira Duarte
Fisioterapeuta Instrutora do Método Pilates
Esp. Fisioterapia Dermato-Funcional
Contato: 47. 34231185
Parceria: Clínica Espaço da Mulher

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

One thought on “Importância do Pilates durante a gravidez

Comente