11 alimentos proibidos para crianças

A alimentação das crianças é um fator determinante para a saúde presente e futura delas. A Organização Mundial da Saúde tem defendido que uma alimentação saudável é importante para evitar que a criança desenvolva doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol e outras doenças oriundas do excesso de peso.

Infelizmente, somente no Brasil, cerca de 2 milhões de crianças são obesas. Estudos apontam que alimentação até os dois anos de vida determinada se a criança terá problemas na vida adulta ou não.

Saiba quais são os alimentos proibidos para crianças

As crianças nascem com o paladar a ser formado. Tudo que damos eles podem aprender a gostar e querer comer mais. Então, se cuidar da alimentação é tão fundamental, então saiba quais são os alimentos proibidos para crianças:

Açúcar

alimentos proibidos para crianças - açúcar

Evite doces a todo custo. Explique para avós, tios, primos, periquito e papagaio se for preciso a base da alimentação da criança e que quando ela completar 2 anos poderá experimentar alimentos que contenham açúcar. Nada de adoçar mingau, nem dar balas, leite condensado, brigadeiros e similares.

Chocolate e achocolatados

alimentos proibidos para crianças - chocolate

Esse tipo de alimento também deveria ser classificado como alimentos proibidos para crianças. Os chocolates, além de serem ricos em açúcar, também contêm cafeína e gordura, aumentando o risco de problemas como excesso de peso, irritabilidade e insônia.

Já os achocolatados, apesar de serem enriquecidos com vitaminas e minerais, também são feitos principalmente de açúcar, deixando a criança viciada em doces e com menos vontade de comer alimentos saldáveis, como frutas e legumes.

Refrigerantes

alimentos proibidos para crianças - refrigerantes

Quem nunca utilizou um litro de Coca Cola para desentupir pia? Meu marido sempre fala que esse alimento deveria estar no setor de limpeza. PS – Não consumimos refrigerantes há quase oito anos.

Assim como o chocolate, são calorias vazias e zero nutrientes. São ricos em açúcar, contém cafeína e outros aditivos químicos que causam oscilações de humor e irritam o estômago e o intestino.

Ao consumir com frequência esse tipo de bebida, aumentam o aparecimento de cáries, produção de gases e afetam diretamente o estômago e o intestino. Não é à toa que crianças que não tem o hábito de ingerir refrigerantes, quando experimentam, relatam que ardeu a boca.

Sucos industrializados e em pó

alimentos proibidos para crianças - suco industrializado

Outras bebidas acrescentadas nos alimentos proibidos para crianças são os sucos em pó e industrializados. Apesar da embalagem citar como refresco e preparados com o néctar da fruta, é preciso atenção! Eles não são naturais, portanto, não tem os benefícios que a fruta tem. Além disso, são puro açúcar e corantes, podendo até mesmo causar alguma espécie de alergia na criança.

Se for para oferecer alguma espécie de suco para seus filhos, prefira aqueles que são 100% frutas e de preferência preparados frescos e por você, que irá controlar a quantidade de açúcar da bebida – de preferência para sem açúcar!

Mel

alimentos proibidos para crianças - Mel

A pediatra do Cauê deixou muito claro quando iniciamos a introdução alimentar dele, que o mel deveria ser incluído na dieta dele após 1 ano. Ela explicou que no mel pode conter uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que libera toxinas no intestino causando o botulismo. Essas toxinas são causadoras de algumas complicações como dificuldade para engolir, respirar e se mexer, podendo levar à morte.

Isso acontece porque a flora intestinal do bebê ainda não está completamente formada e fortalecida para combater os micro-organismos estranhos que contaminam os alimentos

Biscoitos recheados

alimentos proibidos para crianças - biscoito recheado

Há quem diga que nunca deveriam ser consumidos e por estariam eternamente na lista dos alimentos proibidos para crianças. Mas a gente sabe que uma hora ou outra irão experimentar, nem que seja dos amigos. Contudo, os biscoitos recheados são ricos em açúcar e gordura. Novamente um alimento que não tem valor nutricional para agregar para a saúde da criança.

E não se deixe enganar com as embalagens quando dizem que ele é enriquecido como vantagem. Se ele é enriquecido é porque sozinho ele não tem valor. Além do que, esses dois ingredientes são prejudiciais à saúde e que aumentam o risco de problemas como obesidade e diabetes. Sem falar nas chances de a criança desenvolver colesterol e triglicerídeos elevados, por conta das gorduras provenientes desses alimentos.

Oleaginosas

alimentos proibidos para crianças - amendoim

O amendoim, castanhas e nozes são frutas oleaginosas e são alimentos que podem causar alergias. Como o sistema digestivo da criança ainda está evoluindo e muitas funções ainda estão se adaptando após a introdução alimentar não se recomenda oferecer esse tipo de alimento para crianças menores de dois anos. Sabemos que esses alimentos contêm gorduras que são saudáveis, mas por enquanto, é bom evitar.

As alergias causadas por esses alimentos representam um grande risco para o bebê, podendo desenvolver problemas sérios, como dificuldade para respirar e inchaço da boca e da língua.

Ovo, soja, leite de vaca e frutos do mar

alimentos proibidos para crianças - frutos do mar

Da mesma forma que o amendoim pode causar alergias nas crianças. Alimentos como clara do ovo, o leite de vaca, a soja e os frutos do mar também podem causar alergias semelhantes. Portanto, entram na lista dos alimentos proibidos para crianças menores de 1 ano de idade.

Além disso, é importante verificar alimentos industrializados, pois eles podem conter em sua composição.

Carnes processadas

alimentos proibidos para crianças - linguiça

Definitivamente esses alimentos entram na lista dos alimentos proibidos para crianças. Carnes processadas e embutidos como salsicha, linguiça, bacon, presunto, salame e mortadela são ricas em gorduras, corantes e conservantes químicos que aumentam o colesterol, irritam o intestino e podem causar dores abdominais.

Salgadinhos de pacote

alimentos proibidos para crianças - salgadinho de pacote

Um verdadeiro veneno para as crianças! Os salgadinhos de pacote são ricos em sal e em gorduras devido à fritura. Ao consumir esses snacks aumenta as chances da criança desenvolver problemas cardiovasculares, como a pressão alta.

Gelatina

alimentos proibidos para crianças - gelatina

Percebo que muitas pessoas oferecem gelatinas para as crianças, seja no formato de suco ou como sobremesa. Mas não sabe o perigo que tem por trás delas quando apresentado para a criança antes do primeiro ano de vida.

Esse item básico das festas de aniversários, são ricas em corantes e conservantes que podem desencadear alergias de pele no bebê. Sintomas como coceira, corrimento no nariz e manchas na pele pode ser associados ao consumo das gelatinas.

A gelatina você deve após 1 ano idade para a criança. Ainda deve ser feito com moderação, apenas uma vez na semana está de bom tamanho.

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!