Zika – Os perigos que ela oferece na gravidez

Quando se trata do mosquito Aedes aegypt, toda família corre o risco de contrair uma ou outra doença que é transmitida por ele. A transmissão pelo mosquito pode ser de Zika, Chikungunya e Dengue e apesar dos sintomas serem muito parecidos, entre elas existe diferença.

Nesse texto você vai saber os principais sintomas de cada doença, os perigos da Zika para a gestante e também como se prevenir do mosquito.

Principais sintomas da dengue

Mesmo sendo uma doença que pode se manifestar sem nenhum sintoma, outras vezes se manifesta de forma leve ou até mesmo grave e pode levar à morte. Uma das maneiras se manifestar é febre alta (39° a 40°)  Geralmente dura de 2 a 7 dias e pode ter um início repentino.

Outros sintomas podem ser dores de cabeça, dores no corpo e articulações, exaustão, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Há relatos de pacientes que tiveram perda de peso, náuseas e vômitos.

Quando a pessoa sente dores abdominais intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, por exemplo, são características de infecção grave de dengue.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.

Principais sintomas de Chikungunya

As diferenças entre os sintomas de Dengue Chikungunya e Zika
As diferenças entre os sintomas de Dengue Chikungunya e Zika

Segundo o site da Agência Nacional de Saúde, os principais sintomas são: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos.

A pessoa infectada ainda pode sentir dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito, mas mesmo assim, 30% dos casos não apresentaram os sintomas.

Principais sintomas da Zika

Segundo o site da Agência Nacional de Saúde, 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não desenvolvem manifestações clínicas.

Sendo os principais sintomas da doença: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Podemos citar outros sintomas que são menos frequentes como: inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Os sintomas tendem a desaparecer de 3 a 7 dias, mas as dores nas articulações podem permanecer doloridas por aproximadamente um mês ainda.

Os perigos da Zika na gravidez

microcefalia doença causada pela zika na gravidez
A microcefalia pode ser uma doença causada pela Zika na gravidez

Segundo a Fundação FioCruz a maior incidencia de transmissão do vírus da Zika é pelo mosquito aedes aegypt. Mas existem literaturas que afirmam que houve transmissão do vírus através de relações sexuais e de mãe para filho.

Quando se trata de gestante os cuidados precisam ser dobrados e intensificados. Muitos recomendam que a futura mãe não viaje para regiões mais infectadas pelo vírus, como o norte e nordeste do Brasil, ou a Colômbia, por exemplo.

Segundo o site G1, no Brasil, o número de notificações do vírus da zika passa de 127 mil, segundo Ministério da Saúde.  Um dos perigos da Zika na gravidez é que ela pode afetar o feto, sendo uma das causas de microcefalia é a malformação mais comum. Mas os pesquisadores descobriram que outros problemas  como deficiências auditivas, visuais e nos membros podem ser originários da contaminação por Zika.

Como eliminar os focos de criação do mosquito da Zika

xo_zika

Você sabia que os ovos do mosquito transmissor, o Aedes aegypt, pode ficar um ano em local seco até encontrar um pouco de água para eclodir e liberar os mosquitos? Por isso é muito importante eliminar todos os focos criadouros do mosquito.

Abaixo listo algumas medidas para combater o mosquito da Zika a serem tomadas por toda sociedade.

      • Mantenha as calhas para água da chuva desentupidora
      • Bloqueie o cano de sustentação de antena parabólica para que não acumular água no interior
      • Mantenha a caixa d’água completamente vedada. Retire a água acumulada na laje
      • Elimine qualquer objeto que possa acumular água como as partes de garrafa de vidro utilizadas em cima dos muros
      • Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais uma vez por semana, no mínimo
      • Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as uma vez na semana. Utilizar uma capa como cobertura não impede os focos do mosquito
      • Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova
      • Coloque latas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento. Mantenha os ralos vedados e desentupidos
      • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se for usar coloque areia até a borda;
      • Lave semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizadas para armazenar água
      • Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.

Como se proteger do mosquito transmissor da Zika?

  • zika transmissão

    Utilizar repelente em todas as partes do corpo que estão expostas, e reaplicar a cada duas hora. Se você utilizar protetor solar, é importante aplicar o repelente por cima do protetor, caso contrário, o repelente não fará efeito.

    No site da BBC, explicam que de acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomenda a utilização de repelentes à base de n, n-Dietil-meta-toluamida (DEET) ou icaridina.

    Além disso, é importante deixar a casa “anti” mosquitos também. Utilizar telas protetoras para manter a casa ventilada, mas impedindo a entrada dos agentes transmissores e outros insetos também.

    É possível também instalar repelente elétrico para oferecer um sono mais tranquilo e seguro para a família.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *