8 mudanças estranhas que acontecem no corpo da grávida

A gravidez é uma experiência bastante selvagem – mental, emocional e fisicamente. Mas isso não é uma grande surpresa – afinal, você tem um ser humano crescendo dentro de você. Mas com esse pequeno ser humano vem alguns hormônios loucos que fazem coisas muito malucas no seu corpo. Aqui você vai saber as oito mudanças mais estranhas (e também normais) que acontecem com o corpo da grávida.

1. O volume sanguíneo duplica no corpo da grávida

A partir das primeiras semanas de gravidez, seu corpo realmente aumenta a quantidade de sangue e plasma de 30% a 50%. Por quê? Porque seu coração está trabalhando mais e isso resulta em mais sangue sendo ejetado do coração com cada batida.

Parece um pouco estranho, mas todo esse sangue e plasma extra contribuem para um ótimo crescimento e desenvolvimento do seu feto.

2. Seus quadris ficam mais largos

À medida que seu corpo se prepara para o nascimento do seu bebê, seu osso pélvico realmente se separará no meio. O principal culpado: um hormônio denominado Relaxin, que contribui para o relaxamento do músculo uterino, a separação do osso púbico e o amolecimento do colo do útero. Embora realmente não seja divertido de pensar, é realmente uma coisa boa, abrindo sua pelve para que seu bebê possa ser bem-vindo ao mundo com segurança.

 

3. Você desenvolve um lado escuro

linea negra corpo da gravida

Observe uma linha escura crescendo pelo seu estômago e seu barriga ficando um pouco marrom? Conhecida como linea nigra, na verdade está sempre lá, mas os hormônios da gravidez alteram a pigmentação em nossa pele para que ela mostre mais. Mas o escurecimento da pele não necessariamente pára por aí. Algumas mulheres recebem manchas escuras ou manchas em seu rosto que são chamadas de melasmas, o fato de utilizar o protetor solar pode ajudar a evitar que as manchas de gravidez.


4. Sua vagina torna-se irreconhecível

Whow! Você pode perceber que quando você está grávida, a sua vagina muda de cor para um tom azul ou roxo.

Não bastasse isso, pode inchar como resultado do aumento do fluxo sanguíneo. Você também pode notar que você tem um odor diferente lá embaixo ou aumento de secreções.

Mas espere – há mais (e é a parte mais estranha): Cerca de 10% das mulheres grávidas acabam com varizes vulvar.

Sim, eu sei que parece muito estranho, entretanto devido o peso e a pressão do útero é possível surgir varizes inchadas, doloridas e azuis. A boa notícia: algumas semanas após o nascimento do bebê, seu corpo vai voltar ao normal!

5. Seus pés ficam gigantes

Infelizmente, talvez seja necessário dizer um “até breve” aos seus sapatos mais bonitos, porque seus pés irão inchar e crescer! Um estudo recente da Universidade de Iowa, publicado no American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, mostrou que, durante a gravidez, o tamanho do pé se esticou, como resultado de dois fatores: O hormônio Relaxin afrouxando seus ligamentos e o peso extra pressionando seu pé.

Na verdade, para 60% a 70% das mulheres no estudo, os pés ficaram mais longos e mais largos. Além disso, a retenção de líquidos pode tornar os pés inchados. Pode demorar algumas semanas para que esse líquido se dissipe após o parto, contudo, você não precisa jogar fora seus sapatos favoritos!

6. Cresce pelos por todos os lugares

mudanças no corpo da grávida

As alterações hormonais que acontecem no corpo da grávida podem fazer com que os cabelos cresçam mais rápidos e ao mesmo tempo que surgem pelos pelo corpo… Poxa Karin, podia ter dado só a boa notícia né!

Tá, vou piorar a situação… Os pelos também ficam mais grossos no corpo da grávida.

Fique tranquila, depois do nascimento do bebê, os cabelos começaram a cair, a cair, até você pensar que vai ficar careca, mas não precisa ter medo. Isso é normal!

7. Você fica extremamente esquecida… realmente muito mesmo!

Um relatório no Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology descobriu que cerca de 80% das mulheres grávidas têm comprometimento da memória. Ainda assim, ninguém sabe por que ou o que o causa. É possível que as alterações hormonais da gravidez – para não mencionar a privação do sono ou o sentimento de estresse que é tão comum na gravidez prejudicam a memória de uma mulher.

8. Sua respiração parece de vampiro

Culpe seus hormônios, que podem causar bactérias na boca que crescem e inflamam, podendo gerar hemorragias e mau hálito. Embora a gengivite na gravidez seja considerada sem relação com a quantidade de placa em seus dentes. O corpo da grávida está pré-disposto a desenvolver problemas de gengiva e dentes.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *