Gravidez: Esclareça as principais dúvidas

O período gestacional é um momento em que várias dúvidas surgem. Isso porque o corpo da mulher se transforma, passa por uma adaptação e que precisamos nos preparar para encarar algumas dessas mudanças. Abaixo listo as principais dúvidas da gravidez. Mas se tiverem alguma outra, fiquem à vontade em perguntar, quem sabe trocando algumas figurinhas possamos crescem em conhecimento juntas!

As principais dúvidas da gravidez

dúvidas da gravidez

Estrias

Depende do fator genético sim. Mas é possível evitar o aparecimento delas de duas formas: Hidratação adequada, vamos colocar assim, dois litros de água no mínimo. Não é fácil, principalmente pra que não está acostumada. Mas é um sacrifício que vale a pena. E a segunda maneira é hidratar muito o corpo com óleos e cremes próprios para o período da gravidez, alguns cremes comuns podem causar alergias. Agora vale lembrar, de nada adianta você deitar numa banheira de óleo achando que só isso vai funcionar. É um conjunto: Água para hidratação interna + óleo ou cremes para hidratação externa do corpo!

Dores nas costas

À medida que a gravidez avança é muito normal, que com o peso da barriga a mãe sinta dores nas costas. O ideal é praticar alongamentos, todos os dias, por uns 10 minutos. Vai ajudar a aliviar a tensão muscular. Somente em caso de dores insuportáveis e com recomendação médica é que a mãe deverá tomar analgésicos. Um banho quente, com água corrente nas costas também ajuda. E aquela massagem sempre cai bem, se o maridão não estiver muito afim de fazer, chame a mãe ou uma amiga! Hihi

Inchaço

É um desconto natural da gravidez, infelizmente. É possível amenizá-lo colocando as pernas para cima. Fazendo um escalda pés com salmoura (numa bacia, colocar água quente com sal, eu colocava um pouco de álcool junto) e deixar os pés descansarem nessa água. Ingerir líquidos ajudar também a não inchar tanto, por mais irônico que seja! Mas se o inchaço estiver incomodando muito, é questão de conversar com o médico que acompanha a gravidez, pois pode ser um sinal de pressão alta.

Banho de piscinas e mar é permitido?

Na verdade, pode e não pode. Melhor coisa é perguntar ao ginecologista que acompanha a gravidez. Pois depende de uma série de fatores. Eu lembro que fui pra um hotel super bacana, piscina, de frente pro mar. Meu médico não liberou porque faltava uma semana para o nascimento (pela DPP) e o risco de infecção poderia ser grande. Pra quem teve uma gravidez tranquila, tudo que eu não queria era uma complicação no final, não é mesmo. Por isso digo, converse com o médico, ele é a pessoa mais indicada a dizer à respeito da sua gravidez, pois ele está acompanhando desde o início o processo dela. Mas eu diria, que se você puder evitar, evite!

Tratamento dentário

É super importante ter um acompanhamento de um dentista no período da gravidez, pois os hormônios modificam o corpo da mulher num todo. As gengivas ficam mais sensíveis, com tendência a sangramentos e muito mais susceptível ao surgimento de cáries. Uma coisa interessante, é que a saúde bucal está relacionada, de alguma forma, ao nascimento de bebês prematuros e bebês de baixo peso. Acompanhamento não quer dizer que vai ser necessário fazer algum tipo de tratamento mais específico, quer dizer apenas que vai ter alguém cuidando para que a saúde bucal esteja em ordem. É normal que os dentes fiquem mais sensíveis às temperaturas nesse período.

Alimentação

Balanceada. O ideal de ganho de peso durante o período gestacional é entre 8 à 12 quilos. Isso é possível através de uma alimentação equilibrada, hidratação adequada e atividade física. A alimentação deve sofrer uma mudança para quem não está acostumado, é recomendado que sejam feitas seis pequenas refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia.

Procurando variar os grupos alimentícios, frutas e verduras devem incluir o cardápio, mas não vale só comer alface e tomate todos os dias. Trocar a farinha branca por cereais. Ao invés de pão tradicional prefiro o integral; ao invés do arroz parabolizado ou branco, o integral. Troque os lanches hipercalóricos como as bolachas recheadas e os salgadinhos, por yogurtes, gelatina, sopas instantâneas e de baixo teor de sódio. Barras de cereal pelas barras de proteína. Evite bebidas com alto teor de cafeína, isso ajuda a diminuir a irritabilidade.

Alimentos como melancia, abacaxi e chá verde auxiliam a eliminar líquidos e a melhorar o humor. Ingira bastante alimentos que contenha cálcio como leite e derivados. Evite alimentos ricos em sódio, eles aumentam o inchaço.

Sexo

Numa gravidez tranquila, ele pode ser praticado, sim. Dependendo do tamanho da barriga, talvez seja preciso exercitar a criatividade também, pois às vezes será preciso variar as posições por causa do peso. Mas se você teve qualquer problema se sangramento ou contrações, melhor é perguntar para o médico se é seguro.

Sangramento

Em cerca de 20% das grávidas ocorre sangramento no início da gravidez. O nome do processo é nidação, que é o momento que o óvulo se fixa na parede do útero e pode liberar um pequeno sangramento. Mas se for intenso, melhor mesmo é ir para uma maternidade e observar como transcorre a gravidez.

Pintar o cabelo

Creio que seja unânime entre os profissionais da saúde em que não se recomenda que durante os três primeiros a mãe pinte o cabelo, pois não são feitos estudos em grávidas e não tem como saber se a tinta é ou não absorvida pelo couro cabeludo. Alisamentos, progressivas e permanentes são proibidos durante o período gestacional.

Depilação a cera

Está liberada durante a gravidez, assim como o uso da lâmina. Na verdade, o que não pode ser feito é a depilação definitiva, pois ela é a laser.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!
Comente