skip to Main Content

Inchaço na gestação: Saiba como amenizar o desconforto

Cada mulher é diferente e por isso, durante uma gravidez ela pode manifestar os mais variados sintomas. Existem mulheres que enjoam apenas os três primeiros meses, entretanto, outras podem sentir esse sintoma a gravidez inteira, como a minha sogra. Inchaço na gestação, seios doloridos, dor de cabeça, cansaço, sono, azia e tantos outros sintomas podem se originar nesse período.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Causas e consequências do inchaço na gestação

inchaço na gestação

O inchaço na gestação também conhecido como edema, ocorre devido à retenção de líquidos causados principalmente nos membros inferiores. O bebê ao crescer acaba comprimindo os vasos sanguíneos localizados na região pélvica. Isso dificulta a circulação correta do sangue nas pernas, e o corpo tem que fazer um esforço extra para que o sangue seja bombeado e retorno ao coração novamente. Por causa dessa resistência na circulação, os vasos sanguíneos dilatam causando um inchaço no local.

A retenção de líquidos pode ser uma das consequências do inchaço na gestação. Ao contrário do que muitas pensam, esse agravante deveria incentivar a gestante a ingerir mais líquidos para melhorar a fluidez sanguínea. Pode ser água pura mesmo ou saborizada com laranja ou alguns chás por exemplo. Importante é evitar bebidas enriquecidas com açúcar e sódio (leia-se: refrigerante), pois o sódio só irá ajudar a reter mais líquidos ainda. Ah! Vale a pena dar uma maneirada também no sal na hora de preparar os alimentos também.

Anúncio

Prevenindo o inchaço na gestação

Outra maneira de prevenir o inchaço na gestação é evitar o acumulo excessivo de líquidos através da massagem linfática. A partir do terceiro mês e com consentimento médico, a prática regular da massagem linfática vai ajudar a ativar a circulação das venosas e linfáticas. Dessa forma, contribui para a redução de líquidos e diminuição do inchaço.

Você também pode evitar ficar muito tempo de pé e procurar sentar de forma periódica com as pernas para elevadas. Se você trabalha sentada, não é aconselhável que fique muito tempo sentada, caminhar um pouco faz para ajudar na fluidez sanguínea. Lembre-se de utilizar roupas confortáveis, vestidos, saias, calças de malha, roupas que não apertam.

Anúncio

Claro que se o desconforto do inchaço na gestação estiver além do suportável é algo importante comunicar o médico na próxima visita de pré-natal. Ele vai verificar se existem outras formas de aliviar esse desconforto, porque como falei antes, cada gravidez é singular e ninguém melhor que aquele profissional que te acompanha para dar uma opinião diretamente sobre o seu caso.

Anúncio
Anúncio
Back To Top