Lóquios – O que são e quanto tempo duram?

Quando o bebê nasce, a mulher se transforma, seu corpo precisa se adaptar a nova realidade. Alguns novos hormônios estão a toda, como a ocitocina e enquanto outros hormônios precisam voltar ao seu fluxo normal, como a progesterona e o estrogênio. Mas ao mesmo tempo, os órgãos precisam se restabelecer no seu lugar e o útero voltar ao seu tamanho normal. Existe um sangramento após o parto, chamado de lóquios. Ele acontece independente do tipo de parto, seja normal ou cesárea.

A duração desse sangramento, pode variar de mulher para mulher, mas em média são 21 dias, podendo ser mais ou menos. E para lidar com esse período, também é importante o conhecimento sobre o que estamos vivendo, certo?

 O que ó lóquios?

Quando o bebê nasce, existe esse fluxo sanguíneo, como se fosse uma menstruação, mas é chamado de lóquio. A medida que o útero vai se contraindo e retornando ao seu tamanho original, são eliminados os restos de sangue, muco e de tecidos uterinos.

Esse é um processo natural do corpo humano, e ele precisa acontecer para que seu corpo volte ao estado original, antes do bebê.

Você pode até estranhar a quantidade de sangue que sai, mas não costuma demorar mais que 4 semanas para cessar o lóquio.

As mães que amamentam podem até sentir algumas cólicas e/ou fisgadas, quando estão amamentando seu filho. Eu consegui senti no nascimento da Catarina! Isso porque para amamentar, é liberado o hormônio ocitocina a qual estimula a produção do leite materno, ao mesmo tempo que contrai o útero.

Os diferentes estágios dos lóquios

 

Os lóquios não tem o mesmo aspecto durante as 4 semanas. Na verdade, eles passam por três estágios diferentes.

  • 1° estágio: acontece até o quarto dia após o parto. O aspecto dos lóquios, são de um vermelho vivo e pode conter coágulos pequenos.
  • 2° estágio:é quando o revestimento do útero se desprende e os lóquios passam a ser rosados ou acastanhados.
  • 3° estágio: acontece a partir do 10º dia após o parto, tornam-se amarelados ou incolores e diminuem de intensidade.

 Como se preparar para os lóquios?

pós parto - lóquios

É importante estar preparada para os lóquios, pois eles vão acontecer. Melhor coisa estar prevenida com muitos absorventes pós parto. Considerando que o fluxo de cada uma é diferente, pode ser que precise de mais um pacote ou não. Mas por via das dúvidas, tenha um com você na sua mala da maternidade.

Procure ter roupas confortáveis e roupas íntimas em algodão de preferência, pois deixa a pele respirar melhor.

É importante, principalmente no início dos lóquios, fazer a troca frequente do absorvente. Se puder, faça uma ducha higiênica e aplique Aldolba para ajudar na cicatrização do pontos, caso você passou por uma episiotomia, ou mesmo um corte superficial na hora do parto normal.

Os absorventes internos não são recomendados no período dos lóquios, pois eles até podem causar infecção. Permita seu corpo precisa expelir o que ainda ficou após o parto.

Uma coisa é fundamental, não exija demais do seu corpo durante o pós parto. Ele ainda está se reabilitando. Respeite seu corpo e permita-se pedir ajuda para as tarefas da casa.

Caso você perceba que o fluxo é muito intenso e com coágulos, sente cheiro desagradável ou até mesmo sente dores abdominais, procure um médico e relate para ele seus sintomas.

Lembrando, não faça esforço extra!

Aproveite esse momento pós parto para curtir a Lua de Leite com seu filho. É um momento único e que seu corpo ainda precisa se recuperar e vocês dois precisam se adaptar à nova vida juntos.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!