Fraldas – Tudo o que você precisa saber sobre elas

Quando a gente descobre a gravidez logo se inicia a busca pela fralda ideal. Ouvimos muitas opiniões, pesquisamos, lemos releases para tentar entender qual a melhor fralda para o nosso bebê. Para o chá de bebê, muitas mães até selecionam determinadas marcas para receberem como presente. Outras já preferem pensar na sustentabilidade do planeta e optam pelas fraldas de pano modernas.

Como a fralda é um dos itens indispensáveis do enxoval do bebê, a primeira peça que ele irá colocar e usar por muitos dias, merece uma atenção especial. As dúvidas elas sempre existem e quero neste texto tentar esclarecer algumas delas:

O que devo avaliar ao escolher uma fralda descartável?

Quando se trata de fraldas descartáveis a primeira coisa a se pensar é que o bebê irá utilizar várias delas, uma média de 6 até 10 fraldas/dia. Portanto, você deve considerar a eficácia da absorção e a proteção contra vazamentos. Vale também analisar o aspecto conforto, pois a fralda não pode machucar o bebê. Existem fraldas com o acabamento plástico e outras com o acabamento mais acetinado.

O que devo avaliar ao escolher uma fralda de pano moderna?

fralda de pano moderna

As fraldas de pano modernas estão cada vez mais ganhando mercado. As pessoas têm se conscientizado sobre a importância do seu uso como benefícios para o bolso, durabilidade e sustentabilidade. Uma vez comprada as fraldas de pano modernas você poderá utilizá-las até o desfralde, pois elas “crescem com o bebê”. A economia pode ser de duas a três vezes o valor investido em fraldas descartáveis.

As fraldas de pano modernas podem ser usadas até pelo segundo ou terceiro filho, pois ela é feita de tecidos de qualidade. São macias e muito confortáveis. Como elas podem ser lavadas junto com as roupas do bebê, não há gasto significativo de água e sabão além do normal.

A higiene é diferente de menino para as meninas?

As diferenças de sexo na hora da higiene não irão prevalecer. A higiene precisa ser feita “igual” para meninos e meninas. Com o auxílio de um lenço umedecido ou algodão e água morna da frente para trás. Fazendo esse movimento irá prevenir a contaminação por bactérias que estão presentes nas fezes, especialmente as meninas. Limpar os meninos é um pouco mais simples. Já na menina é importante limpar os lábios vaginais e retirar toda e qualquer sujeira presente lá.

O que é melhor: lenços umedecidos ou algodão para limpar o bebê?

lenços umedecidos limpando o bumbum do bebê

Devido ao avanço da tecnologia, os lenços umedecidos passam por rigorosos testes dermatológicos. Normalmente, tem o pH mais próximo da pele para evitar alergias. Portanto, são seguros e podem ser utilizados desde o nascimento, se a mãe preferir. Contudo, vale ressaltar que a pele do bebê é extremamente sensível e apesar de serem feitos vários testes, alguns bebês podem ter reações alérgicas à eles.

Se caso seu bebê vir a desenvolver alergia aos lenços umedecidos existe outra alternativa: a utilização do algodão com água morna. Já tive situações que precisei recorrer à esse método menos invasivo para limpar a pele das minhas crianças. Se o seu filho está apresentando sinais de que está com assaduras ou com a pele um pouco avermelhada, já recomendo iniciar o uso do algodão com a água. Alguns podem conter álcool em sua composição e isso pode causar ardência.

Fralda de água

Particularmente eu só conheço a marca Huggies como sendo fralda d’agua. Usei nos meus dois filhos para levá-los na piscina e no mar com o intuito de evitar acidentes. Contudo, se o seu bebê é menor que seis meses não é recomendado expô-lo ao sol, pois os protetores solares não são elaborados para a pele deles. Mas se o seu bebê tem seis meses ou mais, ele pode e deve utilizar fralda na praia ou na piscina.

Como eu falei, o fato de usar a fralda própria para água é que elas vão evitar acidentes, constrangimentos e também a contaminação da água. Assim que o seu bebê sair da água é importante trocar a fralda dele por uma comum, evitando que ele fique com a região genitália molhada e prevenindo uma possível inflamação.

A cada quanto tempo devo trocar o bebê?

trocar a fralda a cada quanto tempo?

Cada bebê é único e por isso os movimentos intestinais dele também são. Meu filho mais velho chegava a fazer 10 cocos em um dia no período de amamentação exclusiva. A melhor maneira de evitar assaduras é trocando com uma frequência regular. Procure não deixar seu filho com a fralda muito tempo molhada ou pesada. Sempre que ele fizer o número 2, troque-o imediatamente, pois o cocô possui propriedade ácidas que aumentam as chances da pele sensível ter reações como a assadura.

Trocas noturnas, são necessárias?

bebê menina dormindo

Dependendo da qualidade da fralda você não precisará trocá-lo de madrugada. Talvez no início, quando o intestino dele ainda está aprendendo a diferença entre dia e noite, ainda haja alguns cocôs para serem trocados. Verifique apenas se ele está sequinho a noite e caso esteja, volte a dormir. Se a fralda vazou, a melhor coisa que você pode fazer para o seu bebê é trocar a fralda e toda roupa.

O que é a dermatite de fraldas?

dermatite de fraldas

Da mesma forma que os lenços umedecidos são testados dermatologicamente, o mesmo acontece com as fraldas descartáveis. Ainda assim, é comum encontrar crianças com dermatites de contato por causa da fralda. O ambiente da fralda é quente e úmido e deve a presença da ureia do xixi e produtos químicos da fralda, podem causa irritabilidade no bumbum do bebê. Se você reparar que a fralda tem causado irritação na pele e seu bebê está coçando procure um pediatra.

Uma alternativa nesses casos é trocar para as fraldas de pano modernas, pois elas são feitas com algodão e microfibra, tecidos naturais que além de permitirem que a pele do bebê respire, tem o toque suave e não irão agredir a pele.

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!