Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Fraldas – Tudo o que você precisa saber sobre elas
Quando a gente descobre a gravidez logo se inicia a busca pela fralda ideal. Ouvimos muitas opiniões, pesquisamos, lemos releases para tentar entender qual a melhor fralda para o nosso bebê. Para o chá de bebê, muitas mães até selecionam determinadas marcas para receberem como presente. Outras já preferem pensar na sustentabilidade do planeta e optam pelas fraldas de pano modernas.
Anúncio
Como a fralda é um dos itens indispensáveis do enxoval do bebê, a primeira peça que ele irá colocar e usar por muitos dias, merece uma atenção especial. As dúvidas elas sempre existem e quero neste texto tentar esclarecer algumas delas:
O que devo avaliar ao escolher uma fralda descartável?
Quando se trata de fraldas descartáveis a primeira coisa a se pensar é que o bebê irá utilizar várias delas, uma média de 6 até 10 fraldas/dia. Portanto, você deve considerar a eficácia da absorção e a proteção contra vazamentos. Vale também analisar o aspecto conforto, pois a fralda não pode machucar o bebê. Existem fraldas com o acabamento plástico e outras com o acabamento mais acetinado.
Anúncio
O que devo avaliar ao escolher uma fralda de pano moderna?
As fraldas de pano modernas estão cada vez mais ganhando mercado. As pessoas têm se conscientizado sobre a importância do seu uso como benefícios para o bolso, durabilidade e sustentabilidade. Uma vez comprada as fraldas de pano modernas você poderá utilizá-las até o desfralde, pois elas “crescem com o bebê”. A economia pode ser de duas a três vezes o valor investido em fraldas descartáveis.
As fraldas de pano modernas podem ser usadas até pelo segundo ou terceiro filho, pois ela é feita de tecidos de qualidade. São macias e muito confortáveis. Como elas podem ser lavadas junto com as roupas do bebê, não há gasto significativo de água e sabão além do normal.
A higiene é diferente de menino para as meninas?
As diferenças de sexo na hora da higiene não irão prevalecer. A higiene precisa ser feita “igual” para meninos e meninas. Com o auxílio de um lenço umedecido ou algodão e água morna da frente para trás. Fazendo esse movimento irá prevenir a contaminação por bactérias que estão presentes nas fezes, especialmente as meninas. Limpar os meninos é um pouco mais simples. Já na menina é importante limpar os lábios vaginais e retirar toda e qualquer sujeira presente lá.
Anúncio
O que é melhor: lenços umedecidos ou algodão para limpar o bebê?
Devido ao avanço da tecnologia, os lenços umedecidos passam por rigorosos testes dermatológicos. Normalmente, tem o pH mais próximo da pele para evitar alergias. Portanto, são seguros e podem ser utilizados desde o nascimento, se a mãe preferir. Contudo, vale ressaltar que a pele do bebê é extremamente sensível e apesar de serem feitos vários testes, alguns bebês podem ter reações alérgicas à eles.
Se caso seu bebê vir a desenvolver alergia aos lenços umedecidos existe outra alternativa: a utilização do algodão com água morna. Já tive situações que precisei recorrer à esse método menos invasivo para limpar a pele das minhas crianças. Se o seu filho está apresentando sinais de que está com assaduras ou com a pele um pouco avermelhada, já recomendo iniciar o uso do algodão com a água. Alguns podem conter álcool em sua composição e isso pode causar ardência.
Fralda de água
Particularmente eu só conheço a marca Huggies como sendo fralda d’agua. Usei nos meus dois filhos para levá-los na piscina e no mar com o intuito de evitar acidentes. Contudo, se o seu bebê é menor que seis meses não é recomendado expô-lo ao sol, pois os protetores solares não são elaborados para a pele deles. Mas se o seu bebê tem seis meses ou mais, ele pode e deve utilizar fralda na praia ou na piscina.
Como eu falei, o fato de usar a fralda própria para água é que elas vão evitar acidentes, constrangimentos e também a contaminação da água. Assim que o seu bebê sair da água é importante trocar a fralda dele por uma comum, evitando que ele fique com a região genitália molhada e prevenindo uma possível inflamação.
A cada quanto tempo devo trocar o bebê?
Cada bebê é único e por isso os movimentos intestinais dele também são. Meu filho mais velho chegava a fazer 10 cocos em um dia no período de amamentação exclusiva. A melhor maneira de evitar assaduras é trocando com uma frequência regular. Procure não deixar seu filho com a fralda muito tempo molhada ou pesada. Sempre que ele fizer o número 2, troque-o imediatamente, pois o cocô possui propriedade ácidas que aumentam as chances da pele sensível ter reações como a assadura.
Trocas noturnas, são necessárias?
Dependendo da qualidade da fralda você não precisará trocá-lo de madrugada. Talvez no início, quando o intestino dele ainda está aprendendo a diferença entre dia e noite, ainda haja alguns cocôs para serem trocados. Verifique apenas se ele está sequinho a noite e caso esteja, volte a dormir. Se a fralda vazou, a melhor coisa que você pode fazer para o seu bebê é trocar a fralda e toda roupa.
O que é a dermatite de fraldas?
Da mesma forma que os lenços umedecidos são testados dermatologicamente, o mesmo acontece com as fraldas descartáveis. Ainda assim, é comum encontrar crianças com dermatites de contato por causa da fralda. O ambiente da fralda é quente e úmido e deve a presença da ureia do xixi e produtos químicos da fralda, podem causa irritabilidade no bumbum do bebê. Se você reparar que a fralda tem causado irritação na pele e seu bebê está coçando procure um pediatra.
Anúncio
Uma alternativa nesses casos é trocar para as fraldas de pano modernas, pois elas são feitas com algodão e microfibra, tecidos naturais que além de permitirem que a pele do bebê respire, tem o toque suave e não irão agredir a pele.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio