Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Dúvidas da gravidez
O universo simplesmente muda na descoberta da gravidez: a incrível oportunidade de gerar vida. Quando você se dá conta do positivo um turbilhão de pensamentos invade a cabeça da mulher, dúvidas, incertezas, inseguranças, realizações e tantos outros sentimentos
Anúncio
As dúvidas da gravidez mais comuns na cabeça das mulheres
Grávida, será mesmo?
Uma das primeiras dúvidas comuns a surgirem é a certeza ou não da gravidez. Os testes de farmácia também são válidos e são recomendados, o período mais adequado para realizar o exame é na primeira urina do dia, pois tem maior concentração do hormônio Beta HCG.
Anúncio
Para confirmar, definitivamente, esse fato nada mais eficaz que um teste de sangue, o qual pode ser qualitativo ou quantitativo. O qualitativo dará o resultado positivo ou negativo, enquanto o quantitativo apontará quanto tempo aproximadamente a gravidez está evoluída.
E agora, com o que fazer?
Detectada a gravidez deve iniciar o acompanhamento da mesma, ou seja, iniciar o pré-natal. Agendar uma consulta no ginecologista. Pois ele é a pessoa que irá cuidar para que a gestação se desenvolva da forma mais saudável possível para você e para o bebê então ele irá solicitar uma série de exames como: papanicolaou, o rastreamento de diabetes e do perfil infeccioso para sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatite e HIV. Ao longo da gravidez irá solicitar alguns ultrassons que é para observar o desenvolvimento do feto.
Rotina e alimentação
Outro dia ouvi dizer que depois que a gravidez é descoberta parece que a gestante percebe naturalmente que precisa tornar sua vida mais equilibrada, ou seja, toma algumas atitudes que está deixando para depois. Por exemplo: passa se alimentar de forma mais adequada com frutas e legumes para garantir a maior quantidade de nutrientes para o feto que se forma em seu ventre.
Anúncio
O filtro solar passa a ser seu melhor amigo também, para tentar evitar o aparecimento das indesejáveis manchas da gravidez. O médico também pode indicar a inclusão de poli vitamínicos para aumentar a quantidade de nutrientes para você e para o bebê, sulfato ferroso também é indicado nesse período (Dica: o que eu mais gostei de usar e percebi diferença foi o Damater)
A importância da água
Aumento na ingestão de líquidos e hidratantes para a pele passam ser itens fundamentais na vida diária também, pois essa dupla ajuda a diminuir a incidência de estrias durante a gravidez. O consumo adequado de água ajuda a equilibrar o organismo e também ajuda a não reter tanto líquido. Detalhe importante, a água não pode ser substituída por bebidas gaseificadas e/ou açucaradas, ou seja, refrigerante e sucos não é a mesma coisa que água.
Atividade física
Segundo a recomendação do seu médico você poderá ou não praticar atividades físicas. Se você já tem o hábito dificilmente ele irá cortar da sua rotina diária os exercícios, mas se você não praticava e quer começar a se mexer, ele talvez recomende alguns exercícios de baixo impacto como a hidroginástica. Quem sabe ele também libere caminhada ou ainda Yoga.
Atividade física é importante porque ajuda liberar hormônios que te fazem sentir melhor, ajuda na disposição e no controle do peso. Na primeira gravidez, eu caminhava todos os dias por 45 minutos, na segunda gravidez eu simplesmente não conseguia, sentia muitas dores no nervo ciático (descobri a existência dele!), então pratiquei hidroginástica e simplesmente amei, foi a minha ginecologista quem indicou.
Parto
Uma das grandes incógnitas das mulheres é saber quando entrarão em trabalho de parto, principalmente aquelas que nunca passaram é perfeitamente normal ficar com essa dúvida. A medida que o tempo vai passando e as 40 semanas se aproximam é comum que a barriga fique dura por alguns segundos são as chamadas contrações de Braxton Hicks e é uma espécie de preparação do corpo para o nascimento do bebê.
Durante a gravidez aproveite para pesquisar sobre os tipos de parto e também conversar sobre esse momento, trocar ideias com amigas e principalmente, com seu médico.
Amamentação
Acredito que esse seja o segundo momento mais aguardado de uma gravidez. O primeiro é o nascimento do bebê, finalmente ter a oportunidade de conhecer aquele ser que durante tantas semanas mexeu e chutou dentro de você. O segundo é poder ser fonte de alimento, com alto valor nutricional e garante os primeiros anticorpos para o bebê. Quando se lê sobre o assunto parece algo maravilhoso e perfeito, na verdade até para algumas mães, enquanto outras enfrentam algumas dificuldades.
Nesse caso, recomenda-se retornar ao Banco de Leite da maternidade para receber mais informações e também o auxílio daquelas profissionais que estão acostumadas com todo esse processo. E se caso você realmente não conseguir amamentar, não se sinta “menos mãe” por isso, tenho amigas que não conseguiram. O importante é seu filho se desenvolver, crescer, se alimentar e você amá-lo profundamente.
Resguardo
Os antigos são bem metódicos quanto o que pode e não pode fazer durante esse período de pós-parto. Muitos acreditam que a mãe deve se dedicar única e exclusivamente para o bebê. Alimentar-se adequadamente e beber aguá e chás até se afogar… kkkk… Descansar sempre que o bebê estiver dormindo. Mas quando tem irmão mais velho, como faz?
Anúncio
Essa foi nossa experiência aqui em casa e não é tão simples, a atenção é dividida e nos momentos que a Catarina dormia, brincava com o Cauê, tentando equilibrar a balança. Um conselho que eu sou, se puder e tiver condições de ter alguma pessoa cuidando de você nesse período, recomendo que aceite toda ajuda: lavar uma louça, estender uma roupa no varal ou até mesmo passar as roupinhas do bebê. Aproveite as boas companhias!
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio