Pressão pós-parto

Ultimamente ando relembrando alguns aspectos da minha gravidez, verdade e mitos, coisas que vivi e acreditei. Tirei a capa de Super-Mãe e estou disposta a revelar algumas verdades que nem sempre são ditas.

Definitivamente tem uma coisa na cabeça de toda mulher que acaba de dar a luz: “Quando vou voltar a usar as minhas roupas de antes da gravidez?” Fato é que adquirimos esse peso em nove meses e se pudéssemos faríamos desaparecer em menos de um segundo, não é real? A dura realidade não nos deixa nem sequer sonhar… É preciso ter consciência de que houve uma grande transformação não apenas em quilos, mas também interna com a reorganização dos órgãos. Afinal eles precisaram se adaptar àquele bebê se desenvolvendo dentro de você, tiveram que ir se espremendo em cada cantinho que a gente nem faz idéia. Ok, ele está fora de você agora, mas tenha calma os órgãos precisam voltar para a posição original e você, convenhamos, tem um bebê novinho pra cuidar, peso??? Dá pra esperar, certo? Fica tranqüila, você não está sozinha nessa vida aí não, não é a única, TE GARANTO!

Outro fator que eu colocaria como empecilho para perca de peso imediato é a amamentação. Ela por si só já ajuda na perda de peso porque consome muitas calorias, e você já não sente mais aquela fome voraz da gravidez, então automaticamente você reduzindo algumas coisas, o peso diminui também. Não é recomendado a queda brusca de calorias durante a amamentação porque nosso corpo precisa ter com o que produzir leite pros filhos. Não precisa ingerir 10kg diários, mas também não precisa comer apenas alface, encontre o equilíbrio e ingira muita água e chá.

Importante é deixar toda neura e pressão pelo corpo de antes de lado um pouco. Você voltará a usar os manequins de antes se assim desejar, estabeleça metas e depois do resguardo procure seu médico para uma avaliação, afim de saber o que você já pode começar a fazer. Aproveite e leve seu filho passear de carrinho, movimentar-se faz muito bem, libera hormônios que afastam a depressão, os músculos agradecem e ainda pode gerar interação social.

Perder peso no pós-parto é igual perder peso em qualquer outra época, segredo sempre está numa alimentação saudável e equilibrada aliada a uma série de exercícios físicos, não tem como fugir. Mas mesmo assim insisto, dê tempo ao tempo, ignore essa pressão pelo corpo perfeito imposto pela mídia e curta mais seu pequeno presente. E quando chegar a hora que você decidiu começar um programa de perca de peso, tenha consciência que a ansiedade também prejudica, por isso uma cabeça tranqüila e certa do que está fazendo e principalmente sabendo que leva um tempo até as coisas se encaixarem no seu devido lugar, vai auxiliar com certeza seu progresso aos manequins menores.

Beijos

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

One thought on “Pressão pós-parto

  1. Bela says:

    Karin, como sempre seus posts sao otimos!!

    Confesso q caiu como uma luva com o momento q estou passando agora e acredite ou nao, antes de ler esse post 5 min antes eu estava reclamando com meu esposo quao feia estou me sentindo…

    Obrigada! vou ler esse post sempre q estiver pra baixo e esquecida da natureza do processo do nosso organismo..rs

    Bjao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *