Brinquedos de madeira – Saiba porque seu filho precisa brincar com eles

As crianças aprendem e se desenvolvem muito através de brincadeiras e músicas infantis. Elas às estimulam a se desenvolver na sua globalidade, ora trabalhando o sistema motor, outra cognitivo e muitas vezes englobam tudo isso e mais um pouco. Os brinquedos são parte fundamentais para auxiliar no desenvolvimento da criança. A modernidade e a tecnologia têm estimulado em excesso as crianças. Enquanto antigamente, as crianças tinham brinquedos de madeira, papelão ou lata para criarem a sua própria brincadeira.

Não é novidade que as crianças desse século sofrem com os excessos de estímulos. Elas nasceram na era da informação e estão imersas nesse mundo desde bebês, pois para acalmarem é comum ligar uma musiquinha para eles no celular. Quem nunca? – Eu já!

O impacto ambiental que os brinquedos têm sobre o planeta

criancas-brincando-no-quarto-

 

A indústria de brinquedos evoluiu e criou uma diversidade deles. Os brinquedos têm luzes, barulhos, falam, cantam, dançam, fazem xixi e cocô, comem! E vocês sabem que esses brinquedos não são nada baratos. É comum dar um brinquedo desses e achar que a criança vai se encantar com ele e só querer ele. A frustração vem quando se abre o presente e a criança se empolga em brincar com a caixa de papelão.

Os plásticos têm feito cada vez mais parte da vida deles. Os brinquedos de plástico têm funcionalidades limitadas e não estimulam a capacidade inventiva da criança.

Além disso, existe a consciência ecológica, segundo o site Dinheiro e reciclagem: “Se cada criança abaixo dos seis anos recebesse hoje uma versão de madeira de qualidade de um brinquedo de plás­tico que pudesse passar para uma criança mais nova no ano seguinte, o resultado poderia ser uma diminuição de uns 7,7 milhões de plástico enviado para os aterros, por cada ano em que o brinquedo é reutilizado”.

Na direção contrário estão os brinquedos de madeira, pois eles são ecologicamente corretos. Normalmente, eles têm durabilidade de gerações. Meus filhos brincaram com brinquedos do meu marido e cunhado que ainda estão inteiros. O piano até funcionava as teclas.

Os benefícios dos brinquedos de madeira

menino brincando com aviao de madeira

Os brinquedos de madeira são seguros e não são tóxicos, ou seja, não oferecem risco para as crianças. Os bebês podem colocar na boca, além de permitem que ele experimente nova textura, desenvolvendo e aprimorando o seu sentido tato. Não dependem de pilhas e baterias para que eles funcionem.

Brinquedos de madeira são indicados para todas as idades, ou seja, desde bebê até um adolescente pode ter seu interesse despertado pelos objetos de madeira. Eles são versáteis e a todo tempo a capacidade inventiva da criança é instigada: “O que eu posso inventar agora?”

Estava comentando com meu marido sobre a versatilidade do brinquedo de madeira. O Cauê tem uns três modelos de brinquedos de madeira e que eles os colocou tudo em uma caixa só e que utiliza para várias brincadeiras. Ora ele está brincando de atirar nas construções dos Angry Birds, outro momento está criando desafios para os trens subindo e descendo os trilhos e assim por diante.

Eu sei que já deu para entender. Mas para reforçar, esse estilo de brinquedo tem a capacidade de estimular a imaginação da criança. A partir daqueles objetos simples eles podem criar uma diversidade de coisas. Auxilia na coordenação motora, porque quando você empilha peças de madeira, uma sob a outra, a ideia é não deixar cair. Por mais divertido que seja quando a construção toda vem à baixo.

Os brinquedos de madeira são educativos. Há uma grande variedade desses brinquedos que estimulam o processo de aprendizagem da criança, desde formas, cores, noção de equilíbrio, números e quebra-cabeças. A criança se diverte e acaba aprendendo.

Eles ainda proporcionam uma interação real e concentrada da criança. A medida que a criança amadurece, ela vai aprendendo a se relacionar com o brinquedo. Ela interage com os bichinhos do quebra-cabeça, ou então, concentra-se em criar uma grande pilha de blocos. Ela está totalmente compenetrada naquele momento, luzes e barulho não vão roubar a sua atenção e criatividade. Naquele momento, é ela e a sua própria capacidade criativa que está em ação.

8 dicas de brinquedos de madeira

Tangram:

Um jogo de origem chinesa. Ele é uma espécie de quebra-cabeças composto por sete peças. Estima-se que com essa quantidade de peças é possível formas cerca de 5 mil figuras diferentes. A partir de 7 anos.Tangram - jogo de origem chinesa

Cobra alfabeto:

É um quebra-cabeça colorido com várias formas e cores diferentes. A criança vai poder ser estimulada no aprendizado das cores e também das letras do alfabeto. A partir de 3 anos.

Pista de carros

Um brinquedo no qual a criança coloca o carro no início da pista e solta. Vai criar noções de física e também da gravidade, estimulando o pensamento lógico da criança. A partir de 3 anos.

Alfabeto

Estimulando a aprendizagem da criança. Irá lhe fornecer os requisitos básicos da alfabetização que é a identificação das letras e os seus sons. Quando estiver em fase de alfabetização, poderá formar palavras com as letras de madeira.

Blocos de encaixar na vertical

Se você reparar bem, esse jogo parece um tetris de madeira. Um verdadeiro desafio é encaixar as peças de modo que fiquem todas retilíneas. A criança irá desenvolver a capacidade de resolver problemas, probabilidades e possibilidades. Entender o conceito prático do que é palpite, desenvolver suas habilidades emocionais para saber lidar com as frustrações e muito mais. A partir de 6 anos.

Blocos de montar

Dois exemplos de brinquedos de madeira que são blocos de montar. Aqui em casa temos o Engenheiro e as crianças amam construir com ele. São versáteis e se adaptam a muitas brincadeiras. Estimula a capacidade criatividade da criança e também sua coordenação motora.

Jenga

Uma torre de equilíbrio, cujo objetivo é tirar peça por peças sem deixar a torre cair. É inevitável sua queda. Legal desse brinquedo é que muito porque não tem limites de crianças para brincar ao mesmo tempo. Eles ficam super empolgados com quem será que a torre vai cair. Quanto mais crianças, mais divertido fica a brincadeira.

jenga - brinquedos de madeira

Montanha russa de madeira

Esse brinquedo de madeira estimula a coordenação motora da criança e também sua percepção.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!