6 ideias de brincadeiras para dias de chuva

Brincar deve ser uma atividade diária para toda a criança para que ela cresça feliz e se desenvolva nos campos cognitivo, motor, afetivo e social. Correr pelo parquinho, brincar de faz de conta, escorregar no barranco, andar de balanço. Mas em dias de frio ou chuva não dá para pegar nos filhotes e ir para o parquinho aproveitar as mil e uma brincadeiras na natureza, não é mesmo?

 

Você sabe que o truque para esses dias cinzentos é mesmo soltar a criatividade, mas nem sempre a inspiração chega. Veja abaixo algumas ideias para brincadeiras em dias de chuva e deixe o sol (e o arco-íris) entrar na sua casa.

 

  1. Uma caça ao tesouro dentro de casa

Qual a criança que não gosta de imitar os heróis das histórias infantis e partir para uma caça ao tesouro? Você pode preparar uma caça ao tesouro bem bacana e realista dentro de casa. Desenhe um mapa da sua casa, escreva pistas engraçadas ou até didáticas (contar até dez antes de ler a pista, responder quanto dá 2×6?) e, claro, coloque o tesouro ou os tesourinhos bem escondidos. Moedas de chocolate num saco de pano, uma caixa de papelão com um livro ou um bilhete para o cinema – vale tudo. Mais do que receber presente, criança adora mesmo é desembrulhar!

 

  1. Projetos com massinha de modelar

Essa é uma brincadeira clássica e universal e continua a ser tão divertida quanto no passado. Outra coisa boa é que vai entreter os pequenos durante uma tarde inteira. Podem criar juntos bolos de aniversário de mentirinha, bigodes e sobrancelhas gigantes, escrever o nome com massinha – o limite é a imaginação. Vejam aqui como fazer massinha de modelar caseira e no final, exponham as obras de arte pela sala.

Iain-and-Sarah-Flickr

 

  1. Bolachinhas para o lanche

E por falar em como fazer massinha, outra boa dica para um domingo chuvoso é preparar umas bolachinhas para o lanche. Escolha uma receita fácil de preparar e leve a meninada para a cozinha. O importante é deixar as crianças participar de alguma forma, seja contando os ovos para a massa, misturando os ingredientes ou recortando e decorando as bolachas. E que tal um piquenique na sala para provar o resultado final em grande estilo?

 

  1. Construir uma tenda de lençol na sala de estar

Fazer um acampamento dentro de casa pode fazer muita bagunça, mas é uma das atividades mais divertidas para os dias de chuva. Jogue um colchão fininho no chão da sala e estenda um lençol por cima de 4 cadeiras e tem uma cabaninha para contar história, fazer um teatro de sombras, contar segredos, conversar com a mamãe ou o papai.

 

  1. Criar e colorir uma história de quadrinhos

Para crianças em idade escolar, outra boa dica é fazer uma história de quadrinhos original. Conversem sobre uma ideia de uma história juntos e depois prepare uma folha com quadrados de diferentes tamanhos e deixe que eles preencham cada um deles. Além de divertida, é uma atividade didática que pode ajudar a praticar a leitura, a escrita e, claro, exercitar a imaginação.

 

  1. Uma história inventada

Se os filhos forem menorzinhos, podem inventar uma história juntos. Comece você “Era uma vez em um país muito distante vivia um príncipe…” e deixe os pequenos continuar a narração. Chamem os ursinhos de pelúcia, as bonecas e os bonecos para assistir à história mais original de todas.

 

No final do dia, se parar de chover, que tal calçar as galochas e ir na rua saltar umas pocinhas?

Pexels
Pexels
Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente