Como ensinar o verdadeiro significado do Natal para as crianças?

As decorações natalinas já começam a tomar conta das ruas e das vitrines da cidade. As crianças começam a ensaiar as músicas de encerramento em suas escolas. Muitas já estão planejando o que pedir de presente para o Papai Noel. Mas em que momento, ou, de que maneira deveríamos abordar o verdadeiro significado do Natal com as crianças?

Tudo está girando em torno do capitalismo. A mídia vende anúncios com o intuito de faturar nessa época e os lojistas acreditam que nessa época o mercado é fomentado pura e exclusivamente pelas compras de Natal.

Sim, essa data criou uma repercussão comercial e o verdadeiro significado do Natal está se apagando aos poucos. Lembro-me de passar o Natal na casa de uma amiga minha e na família dela, tinham tradição de cantar canções natalinas. Todos riam, aplaudiam e era um ambiente muito gostoso de estar!

Na nossa família, bom… Não somos bons cantores e infelizmente não temos essa tradição. Mas ao mesmo tempo, temos a preocupação de transmitir o verdadeiro significado do Natal.

10 maneiras de explicar o verdadeiro significado do Natal para as crianças

1 – Conte a história do nascimento de Jesus

Utilize livros que possam auxiliar no visual para que as crianças interajam com os personagens e com a história mesmo.

2 – Criem os personagens do Natal

 

 

É possível fazer os personagens do Natal com materiais reciclados e eles poderiam ser expostos no presépio criado pelas próprias crianças. Você também aproveitar os personagens para contar a história utilizando eles para ilustrar para as crianças. 

 

3 – Mostre um vídeo sobre o nascimento de Jesus

Vou deixar disponível um vídeo que eu acho lindo demais. São crianças interpretando o verdadeiro significado do Natal. Crianças com crianças sabem se conectar e tenho certeza que seus filhos tão vão gostar desse vídeo

 

 

4- Façam desenhos

Peça para as crianças fazerem um desenho e representar o verdadeiro significado do Natal. Quem sabe você pode até oferecer materiais extras para aguçar a criatividade e envolver as crianças na atividade em si. Use revistas para recortar, glitter, lantejoulas. Permita que as crianças soltem sua imaginação.

 

5 – Elaborem enfeites para a árvore de Natal

verdadeiro significado do natal - presépio de palito de sorvete

 

caixinha para velas jesus

Uma das maneiras de manter vivo o verdadeiro significado do Natal é também aproveitar o momento de enfeitar a árvore para ensinar. Que tal esse ano eles criarem novos enfeites para a árvore? Pode ser a estrela de Belém, Jesus na manjedoura com palitos de picóle e recorte de revistas e até mesmo caixinhas com pequenas velas para decorar a casa com uma letra em cada caixinha formando a palavra Jesus.

 

6 – Presenteie o aniversariante

O que você daria de presente para Jesus

Converse com seus filhos sobre o aniversário de Jesus, ele nasceu e também ganhou presentes dos sábios do Oriente. Veja com eles, o que eles poderiam fazer de presente para Jesus e deixar na árvore de Natal, assim reafirmamos o verdadeiro sentido do Natal.

7 – Pensar no próximo

doar brinquedos no natal

Se tem um ensinamento de Jesus que perdurou a história toda é amar o próximo. Uma forma de lembrar o verdadeiro significado do Natal é praticar os ensinamentos que Ele nos deixou. Que tal separar alguns brinquedos e roupas para doar para alguém que precisa mais que seus filhos? Explique para eles e incentive-os a se desapegarem de algumas coisas e fazer o bem a quem precisa. Ensine-os sobre o amor.

 

8- Demonstre amor

demonstrar amor no natal

Muitas vezes a nossa vida corrida nos faz cair na rotina e fazemos tudo no automático. Aproveite essa época para refletir e fazer seus filhos refletirem as maneiras que estão demonstrando o amor. Lancem o desafio de fazer uma boa ação para alguém: oferecer um abraço, um gesto de carinho ou uma cartinha, por exemplo.

 

9- Calendário de contagem regressiva

calendário de advento

A cada dia do advento você pode elaborar um calendário com atividades a serem feitas naquele dia, ou então a uma mensagem especial. Algumas pessoas também costumam colocar balinhas para adoçar aquele dia. As crianças amam essa expectativa e ficam ansiosas para abrir o próximo dia.

 

10 – Retome às tradições

bolachas-de-natal-na-bimby-de-manteiga-coloridas

Antigamente, o natal era uma época onde a família toda se reunia na casa de uma pessoa e preparava os alimentos. Muitas famílias tinham o costume de preparar os doces de Natal, aquelas deliciosas bolachas. Que tal você aproveitar um fim de semana e colocar as crianças na cozinha para fazerem bolachas de Natal?

Convide seus filhos para enfeitar e deixar tudo muito bonito para a grande noite. Separem alguns pacotinhos e presenteiem algumas pessoas queridas como as professoras e amigos. Tenho certeza que as crianças se sentirão orgulhosas de preparem esses presentes!

 

Todo momento podemos utilizar para levar a mensagem de Cristo, de demonstrar o amor e de pensar no próximo. Precisamos ensinar nossas crianças o caminho em que queremos que elas sigam. Aproveitar os momentos em família para educar os filhos, pois são os melhores momentos para transmitir mensagens. Muitas não são as palavras que farão a diferença, mas sim nossos gestos e atitudes.

Lembre-se: Os filhos são espelho dos pais!

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *