Robótica para crianças – 9 benefícios para o aprendizado

Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde o mercado está se reinventando e vivendo a transformação digital. Mundo que especialistas afirmam que em 20 anos muita coisa terá mudado e quem não se adaptar ficará para trás. Como pais, podemos pensar o que nossos filhos serão no futuro, não é mesmo? E não é a toa que a cada dia mais escolas estão investindo no aprendizado através da robótica para crianças.

Mas porque robótica para crianças?

Ficamos admirados com a facilidade com que as crianças têm de interagir tablets e celulares, é como se já estivesse em seus DNA’s. Para crianças que estarão no mercado de trabalho em 10… 20 anos, é preciso que a escola esteja se adaptando a transformação digital que o mercado de trabalho estará exigindo nesse período.

Não podemos mais ficar apenas na matemática básica e muito menos aprender apenas um idioma. O mundo todo está conectado, e com a Internet da Coisas ganhando cada vez mais força, precisamos criar nossos filhos de forma diferente.

A robótica para crianças é uma das maneiras de ensiná-los a se preparar para o mercado de trabalho, pois vai ensinar habilidades como trabalhar em equipe e ao mesmo tempo resolver problemas que antes não eram imagináveis.

O Centro Educacional Século, de Manaus, destaca que “o ensino através da experiência prática pode ser uma excelente ferramenta para estimular a aprendizagem de crianças. Recursos lúdicos como o uso de peças Lego podem motivar a descoberta de novas habilidades.
Este  formato de aprendizado é resultado de diversas experiências e vivências que o aluno tem a oportunidade de contato nas aulas de Robótica, é o que chamamos de preparar o aluno para o futuro.”

Vamos aos benefícios da robótica para crianças?

Os benefícios da robótica para crianças

robótica para as crianças

1) Instiga o raciocínio lógico

A criança que faz aulas de robótica aprende a desenvolver o lado esquerdo do cérebro, ou seja, seu lado lógico e crítico. Dessa forma, as crianças aprendem a estruturar seus pensamentos para que ensine o robô a seguir os comandos que devem ser executados. De forma lúdica e divertida, elas estão aprendendo a linguagem de computação.

2) Estimula habilidade de engenharia mecânica

As crianças através da programação precisam também adquirir conhecimentos básicos de mecânica e até mesmo física. Dependendo da maneira que encaixam os blocos,o robô pode ou não executar bem o comando enviado pela programação. Por isso, a robótica para crianças estimula o aprendizado global de conhecimento, a teoria ganha vida!

3) Criatividade

robotica para crianças estimula a criatividade

As crianças são desafiadas a cada aula. Para o projeto dar certo é preciso planejamento, troca de ideias, criação e enfim executar o projeto. Cada etapa é importante para o funcionamento do robô. Se não conseguiram, tentam novamente, procurando alternativas.  

4) Estimula a produção de texto

Primeira etapa de um projeto seja de um game ou de um robô é o planejamento. As crianças precisam organizar seus pensamentos antes de executarem as ações no projeto. Ao fazerem isso, conseguem deixar a ansiedade de lado e se concentrarem no processos de planejamento e criação do projeto, para depois concretizar os planos.

O processo de construção de um texto também envolve organizar as ideias para depois transmitir com palavras o que foi pensado, o texto terá fluidez de leitura, assim como as ações e os códigos que foram inseridos no projeto de robótica.

5) Superando obstáculos através da robótica para crianças

A resolução de problemas na robótica para crianças faz parte do processo de aprendizagem. Sabemos que é errando que se aprende, e ali eles podem errar em um ambiente de segurança.

No mundo da programação de computadores é preciso que um código seja inserido corretamente para que o programa responda de acordo como esperado, caso contrário, algo não foi programado corretamente e é preciso revisar o código inserido.

As crianças aprendem que superar obstáculos faz parte do processo de aprendizagem e que o mais importante é que o resultado final saia de acordo com o esperado, nem que seja preciso revisar os códigos umas dez vezes.

6) Desenvolvimento da habilidade de organização

robótica para crianças estimula o trabalho em equipe

A organização faz parte de todo processo na robótica para as crianças, pois desde a fase de planejamento, estruturação do projeto e execução precisam ser ordenadas de tal modo que o trabalho possa fluir com tranquilidade. Uma mesa desorganizada será complicada de trabalhar e alcançar o objetivo do projeto.

Elas aprendem brincando que é importante ser organizado para ter sucesso na robótica, nos estudos. Um aprendizado para vida toda!

7) Trabalho em equipe é estimulado pela robótica para crianças

Num mundo cada vez mais intercooperativo, trabalhar em equipe é uma importante habilidade a ser aprendida pelas crianças. As aulas de robótica normalmente são organizadas em duplas ou trios.

Cada estudante executa uma parte do projeto, um faz a programação e outro monta os blocos do projeto – pelo menos é assim na escola do meu filho. Dessa forma, eles precisam trocar ideias para que consigam atingir o resultado esperado.

8) A robótica para crianças permite o aprendizado multidisciplinar

Segundo o site Happy Code, tantocoordenadores, professores e pais vêm percebendo grandes melhoras no desempenho escolar em diversas disciplinas escolares, principalmente, nas matérias que tem como base o raciocínio lógico, como a matemática, física e também o inglês. As crianças e adolescentes se familiarizam com os números ou as novas palavras e aprendem raciocinar com mais precisão, entendendo a teoria e conseguindo aplicá-la na prática.”

9) A robótica para crianças como diferencial nas profissões do futuro

jetsons profissão do futuro

O que o desenho dos Jetsons nos fazia viajar no futuro com as suas inovações, estamos cada vez mais perto de viver aquela realidade.

Segundo a EY (antiga Ernest & Young) uma das maiores empresas em consultoria e auditoria do mundo, um em cada três postos de trabalho serão substituídos por inteligência artificial. Segundo a mesma reportagem, três habilidades serão necessárias para o futuro profissional: orientação para servir, capacidade de negociar e flexibilidade cognitiva – que é a capacidade para mudar e/ou produzir mudanças, ser capaz de perceber respostas alternativas para uma mesma situação.

A robótica para crianças passa ser cada vez mais importante para auxiliar a desenvolver as habilidades necessárias para ser um profissional de sucesso. Parece muito cedo para estimular essas áreas do cérebro, contudo, quanto antes eles desenvolverem tais habilidades, melhor para eles enquanto estudantes e ainda mais como futuros profissionais.

Se você gostou de saber dos benefícios da robótica para crianças, compartilhe em suas redes sociais!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *