O desenvolvimento da criança através da musicalização infantil

A musicalização infantil vem desde o ventre sendo formada. Você sabia que o sentido auditivo é um dos primeiros sentidos a se desenvolveram no ventre da mãe. Já percebeu que várias vezes que você vai embalar seu bebê para dormir você canta uma musiquinha para ele? Provavelmente, já deve ter visto aquele vídeo em que a pessoa faz o bebê acalmar com o secador de cabelos. Isso porque o bebê está acostumado com os mais diversos sons.

Percebo o grande interesse que a Catarina tem por música, mesmo nós não sendo de família de músicos, do nosso jeito tentamos estimular ela nesse universo da musicalização infantil. Ela tem seu violão e xilofone, que eu consideraria seus brinquedos favoritos. Outros brinquedos sonoros ela também gosta de brincar bastante (me acompanhem no Stories do Instagram que vocês vão perceber). Às vezes, mal chegamos em casa ela já está pedindo a música do Pula ou do Parque.

IMG_20161210_110106313 copy

A música nos aproxima do mundo deles!

A musicalização infantil é muito importante para o desenvolvimento deles, tanto motor quanto cognitivo. Ela envolve as crianças e os pais também, que muitas vezes são convidados pelos pequenos a se renderem a musiquinha infantil. No mercado ou no carro, ela nos ajuda a distrair as crianças e fazerem eles rirem também.

A musicalização infantil é fazer com que a criança interaja com o som, seja através de música ou instrumentos.

Para que ela se sinta segura em explorar esse universo. O fato dela ter esse contato com a música seja ouvindo ou interagindo do seu próprio jeito, vai contribuir para o desenvolvimento da sua dicção, ou seja, vai melhorar a habilidade da fala, fazer com que a criança aprenda mais palavras e procure falar da forma correta.

musicalização infantil 2

A diretora Cristina Soares, da escola de Música e Idiomas em Domicílio, conta que é cientificamente comprovado que crianças que tocam um instrumento ou possuem algum aprendizado nesse segmento antes dos 5 anos apresentam a área frontal do cérebro, que mexe com o conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida.  Fonte: Crescer.

Não sei se vocês conhecem a Aline Barros, ela tem alguns DVD’s infantil e as músicas dela faz com que a criança interaja muito com o corpo: sobe, desce, pula, corre, canta, dança. Isso estimula a coordenação motora da criança, senso de equilíbrio, melhora sua concentração e memória. Afinal de contas, vai decorar a coreografia, fazer tudo certinho se não contar com a ajuda do equilíbrio, da concentração e da memória.

Eu sei que muitas vezes não aguentamos mais ouvir o mesmo CD pela trigésima quinta vez. Lembre-se que vai passar e que seu filho está aprendendo e se desenvolvendo. Essa fase também passa, daqui a pouco eles descobrem um novo CD. Por isso é importante sempre ter um repertório diferente! Por mais cansada que você esteja, estimule a musicalização, não espere pela escola. Divirta-se com seu filho!

Transforme a sua sala de estar na melhor pista de dança!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *