Crianças na praia – 10 dicas para aproveitar as férias com tranquilidade

Entrar em novembro dá aquela sensação de final de ano, não é mesmo? E com ele, vem as queridas e amadas férias. As crianças logo pensam em praia e piscina não é mesmo? Porque nada melhor para frescar o calor do verão. Tudo bem que tem o ar condicionado, mas estamos falando em aproveitar as férias, certo!? Separei algumas dicas para você curtir com tranquilidade as férias com as crianças na praia e evitar dores de cabeças.

1 – Crianças na praia, melhor ter suas coisas em uma bolsa só

Quando vamos para a areia, precisamos levar muitas coisas, não é mesmo? Guarda-sol, cadeiras, brinquedos, protetor solar, relógio e etc. Na sua bolsa de praia é importante ter sempre um protetor solar de FPS 30 pelo menos, camisetas de malha para quando o sol estiver muito quente, toalhas de praia, roupas extras e até mesmo fraldas de banho, lenço umedecidos e talco.

Estranhou o fato de ter talco na bolsa? Vou contar um segredo… continue lendo para descobrir. J

2 – Tenha uma toalha grande

Crianças na praia sempre tem fome e precisam de um local “adequado” para que possam fazer um lanchinho. A toalha vai ser uma “mão na roda” nessas horas. Além disso, a sua toalha também pode servir de porta trecos, sabia?

Se você fizer uma bainha na toalha, com cerca de 20 cm, criará uma bolsa. Pode costurar verticalmente a bainha em alguns locais para criar bolsas individuais.

Dessa forma, você pode guardar protetor solar, óculos, lenços de papel e até um livro, enfim, outros objetos que você achar interessante ter sempre a mão.

3 – Bolsa térmica para alimentos

Água, sol, sempre aumentam o apetite da galerinha. Aproveite para ter sempre a mão lanches práticos e saudáveis para que as crianças possam comer  como: frutas, castanhas, sanduiches, bolachas, etc.

Reserve um espaço na bolsa térmica para colocar algumas garrafinhas de água também, pois a sede também vem. E quanto mais geladinha a água estiver, vai manter a temperatura fresca dos alimentos dentro da bolsa. Outro detalhe importante, procure sempre deixar a bolsa térmica descansado à sombra, para evitar que esquente.

4 – Camiseta solares para as crianças na praia

Coleção Animal Print - Camiseta Escamas Swim Colors

Sabe que a minha mãe sempre levava uma camiseta de malha para mim, pois quando o sol começava a ficar muito quente (e isso nem precisa ser depois das 10h), ela dizia para eu colocar uma camiseta de malha branca, além de refletir a luz do sol, ajudava a prevenir possíveis queimaduras.

Mas hoje a tecnologia evoluiu e já existem camisetas com fator solar na sua composição e isso ajuda prevenir as queimaduras de pele causadas pelo sol, ou até mesmo aquele vermelhidão. A marca Swim Colors tem várias estampas lindas e que a garotada vai querer utilizar. Eles possuem uma galeria na loja virtual que faz a gente ficar muito em dúvida.

Tenha sempre na sua bolsa de praia também chapéus e/ou bonés para oferecer para as crianças.

5 – Esconda objetos de valor

Até podemos evitar levar objetos de valores para a praia como os celulares, mas hoje os utilizamos muito mais que para mera ligação e mensagens. Eles são a nossa máquina fotográfica e nosso relógio.

Uma dica para esconder celulares e carteiras pode ser a fralda das crianças, sabia? Quem tem criança pequena pode se aproveitar delas. Enrole os seus objetos de valor nelas, de forma como se estivesse usada. Passe areia úmida ao redor reforçando a ideia de que está ela suja e pronta.

Belo disfarce, não é mesmo?

Depois é só guardar na sua bolsa de bugigangas. Ninguém vai ter coragem de mexer ali.

6 – Crie brincadeiras com as crianças na praia

crianças brincando na areia

A praia com as crianças é sempre muito divertido, não é mesmo? Elas amam brincar na areia e na água. Aproveite esse momento para estar presente com ela, crie brincadeiras e jogos para vocês fazerem juntos.

Exemplo 1:  crie dois pequenos túneis na areia e façam competição de qual bolinha chega primeiro na linha de chegada.

Exemplo 2: Cave um buraco na areia e brinquem de tiro ao alvo, com a bolinha também.

7 – As crianças na praia e a areia

De uma coisa não temos como nos livrar quando o sol está quente. É preciso de muita proteção para aproveitar o verão com tranquilidade e para isso precisamos dos protetores solares.

A areia faz parte da praia e não teria graça sem ela. Mas a combinação areia + protetor solar muitas vezes não dá muito certo, pois a areia “cola” no protetor solar e dificulta a retirada dela do corpo das crianças.

Pois é que vem a minha dica do talco na praia.

Para essas ocasiões, a melhor remover a areia dos pés na hora de ir embora, é utilizar o talco para remover o excesso de areia e protetor, depois basta bater a toalha por cima que você vai ver que a areia vai sair com muita facilidade.

8 – Proteção na água

criança brincando na agua da praia

As crianças amam brincar na água. Mas nem todas se contentam de brincar na beirinha, onde molham só os tornozelos. Eles gostam de aventura e entrar mar adentro. Por isso é sempre importante fazer com que eles estejam seguros antes de entrar.

O ideal é sempre boias ou coletes para eles. Assim evita com que facilmente mergulhem e se afoguem. Outra coisa, dependendo da força da água, pode ser que ela derrube o seu filho, arranque ele da sua mão e etc…

Por isso reforço, sempre entre no mar com seus filhos devidamente protegidos.

Além disso, obedeça a sinalização colocada pelos bombeiros salva-vidas, eles conhecem o mar e seus perigos, não seja confiante. Estamos falando da vida do seu filho, então proteja-o. Se a bandeira está vermelha quer dizer que o mar não está para banho e representa muito perigo. Seu filho, não deverá passar do calcanhar esse dia!

Melhor ficar um dia sem praia, do que uma vida se arrependendo.

Se vocês forem passear de barco, mesmo que seja um inflável que vocês compraram, faça seus filhos utilizarem coletes salva-vidas.

Você também pode utilizar o barco inflável como uma piscina para as crianças na praia, basta enchê-lo de água quando ele estiver na areia e vai ser uma piscina para as crianças menores.

9 – Pulseiras de identificação

Fim de ano, sempre tem muitas pessoas na praia e esse aglomerado de pessoas pode representar um verdadeiro perigo para perder as crianças. Tenha sempre pulseiras de identificação para colocar seu nome, o nome da criança e um telefone de contato.

Ensine a criança a decorar o seu telefone também, isso é muito importante!

10 – Bata palmas quando encontrar uma criança perdida na praia

criança perdida na praia

Quando uma criança se perde, o maior problema é que os pais saem para procurar, os bombeiros e todo mundo se movimenta. Uma maneira de ajudar uma criança perdida é por exemplo dizer o nome da criança e bater três palmas e isso virar um canto que tome conta da praia:

“Camila perdida” e três palmas.

A ideia é que as pessoas ao redor repitam o gesto e assim seja mais fácil encontrar a criança.

No Rio de Janeiro, o projeto Anjos da Água, utiliza esse método já conseguiram localizar 1.200 crianças na praia! Número surpreendente de crianças que se perderam não é mesmo? Por isso reforço a dica número 9!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!