A gravidez é um período transformador, repleto de desafios e mudanças. Muitas vezes, as dificuldades…
Como saber se você é fértil e seu corpo está saudável para uma gestação? Descubra!
As probabilidades estão com você, acredite nisso! Apenas 12% das mulheres têm dificuldade em engravidar ou manter uma gravidez, de acordo com o National Center for Health Statistics. Claro, você não terá certeza até começar a tentar engravidar, mas essas pistas são uma boa indicação de que você é fértil e seu corpo está pronto para o bebê.
Anúncio
Se você está em dúvida se você é fértil e seu corpo está saudável para gestar uma gravidez, continue lendo e tire suas dúvidas.
Como saber se você é fértil:
Você sabe quando sua menstruação está chegando?
Mulheres que ficam menstruadas a cada 24 a 35 dias provavelmente estão ovulando normalmente. Um ciclo regular é um dos sinais mais claros de que seus hormônios estão funcionando adequadamente e liberando um óvulo a cada mês. Mas não acredite que seu ciclo seja padrão, a melhor maneira de conhecer seu corpo é acompanhar os sinais que ele dá e monitorar o seu ciclo menstrual com uma aplicativo de calendário menstrual.
Anúncio
Você pode acompanhar quando está ovulando
Além da duração do ciclo e da previsibilidade, ser capaz de detectar as pistas sutis do seu corpo de quando a ovulação está realmente ocorrendo em cada ciclo é um bom sinal. Além disso, saber a janela exata do momento em que você ovula é a melhor maneira para aumentar suas chances de gravidez.
A maioria das mulheres ovula 14 dias antes do próximo período. (Em um ciclo de 28 dias, isso significa dia 14. Em um ciclo de 32 dias, isso significa dia 18.) Contudo, a menos que seu ciclo seja totalmente regular de mês para mês, é difícil saber com certeza.
Usar um kit de previsão de ovulação (OPK) ou mapear sua temperatura corporal basal é uma maneira melhor de determinar quando você realmente ovula. Os OPKs funcionam detectando os níveis de hormônio luteinizante (LH) em sua urina (esse hormônio aumenta de um a dois dias antes de ovular).
Anúncio
Como a temperatura do seu corpo aumenta muito levemente em torno da ovulação, rastrear sua temperatura logo de manhã também é outra maneira, embora menos precisa, de identificar a ovulação.
Você está com um peso saudável?
Pesando muito ou pouco pode torná-la mais propenso a ter problemas de fertilidade (embora mulheres pesadas e magras engravidem o tempo todo). Em mulheres com sobrepeso e obesas, o excesso de gordura corporal pode atrapalhar o delicado equilíbrio dos hormônios necessários à ovulação e ajudar um novo embrião a se desenvolver e a ter uma gravidez saudável.
Por outro lado, mulheres com pouca gordura corporal podem ter dificuldade em engravidar porque seus corpos estão conservando energia para manter o resto do corpo funcionando adequadamente; isso pode interromper a ovulação.
Em muitos casos, ter um ciclo menstrual normal é a pista mais importante que você está fértil, independentemente do que você pesa. Mas perder ou ganhar peso para atingir um índice de massa corporal saudável (idealmente 20-24) antes de começar a tentar engravidar é uma medida inteligente quando realizada de forma saudável e ajudará a ter uma gravidez, parto e recuperação pós-parto mais saudáveis.
Você não tem miomas ou endometriose
Sintomas como dor pélvica ou períodos extremamente dolorosos, pesados ou longos são frequentemente os principais sinais de miomas ou endometriose, embora muitas mulheres não descubram essas condições até que tenham dificuldade de engravidar.
Apesar de ter miomas ou endometriose e isso aumentar o risco de problemas de fertilidade, tê-los não é garantia de que você não será capaz de conceber eventualmente.
Miomas são tumores benignos no útero que afetam 20 a 40 por cento das mulheres, mas seu tamanho e localização são os que têm maior impacto sobre os problemas de fertilidade. Miomas que se projetam para dentro do útero podem impedir o desenvolvimento e desenvolvimento adequado do embrião; outros crescimentos podem não ter qualquer impacto. Se os miomas forem desconfortáveis ou afetarem sua fertilidade, eles podem ser removidos com cirurgia ambulatorial.
Cerca de cinco milhões de mulheres nos EUA têm endometriose, na qual o revestimento uterino cresce em órgãos fora do útero, como as tubas uterinas ou ovários. Isso pode levar ao tecido cicatricial que impede que seu óvulo seja liberado ou seja fertilizado normalmente. Tomar pílulas anticoncepcionais ou fazer cirurgias ambulatoriais pode reduzir a endometriose.
Você nunca teve uma DST não controlada
Certas infecções bacterianas, como a clamídia e a gonorréia, podem se espalhar para os órgãos em todo o trato reprodutivo, causando a doença inflamatória pélvica (DIP). Esta infecção pode causar sérios danos aos seus ovários, trompas de falópio e outros órgãos, aumentando significativamente o risco de infertilidade.
Enquanto PID pode ter sintomas como febre, corrimento vaginal, dor durante o sexo e micção e sangramento menstrual irregular, a infecção passa despercebida pelas mulheres e seus médicos cerca de dois terços do tempo, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Se você nunca foi testado para essas doenças sexualmente transmissíveis, peça a sua ginecologista para examiná-lo agora. Antibióticos podem tratar a infecção e evitar mais danos.
Você não fuma cigarros
Não precisamos lhe dizer que o hábito de fumar é ruim para sua saúde, mas você deve saber que fumar pode danificar seus óvulos e atrapalhar a ovulação, aumentando o tempo que você leva para engravidar e o risco de aborto espontâneo se fizer isso. Essas chances aumentam ainda mais se o seu parceiro também fuma.
Se você ficou com alguma dúvida sobre como saber se você é fértil, comente abaixo que ficarei bem feliz em te responder.
Anúncio
Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico ou plano de tratamento específicos para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Procure sempre o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou questões que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio