Quando pensamos em tarefa escolar, a imagem que surge é frequentemente a de uma criança…
8 dicas para melhorar o desempenho escolar do seu filho
O nosso filho mais velho este está indo para o segundo ano do Ensino Fundamental. Confesso que na reunião de pais e mestre deu um friozinho na barriga de como esse ano é importante para sua vida escolar toda. A professora frisou que os hábitos adquiridos nessa fase da vida, irão se repetir para o restante da vida acadêmica. Se não bastasse isso, é nessa série que eles começam a ter avaliações valendo notas, com direito a recuperação e boletim escolar. Então para que o desempenho escolar dele seja bom é preciso algumas medidas.
Anúncio
A definição de rotina é “caminho utilizado normalmente; itinerário habitual; rotineira. (fig.) hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotineira”. A rotina é algo que nos ensinar a realizar uma atividade ou tarefa sempre em determinado horário como por exemplo acordar e escovar os dentes ou então escolher um caminho para o trabalho em que o transito é mais tranquilo.
A verdade é que nós seres humanos precisamos de um caminho para ser utilizado de forma habitual.
Anúncio
Se a escola fosse uma viagem de trem, então, o destino da vida escolar é concluir o ano com sucesso e passar para o próximo nível. Muitos dos nossos filhos precisam ser “programados” ainda nessa rotina de estudos. Nem todo mundo ama fazer as tarefas de casa. Mas todos precisam fazer, para concluir o destino. Não é mesmo???
Então quero deixar algumas dicas importantes para esse novo ano escolar:
Rotina de estudos
Estabeleça um horário para que ele revise conteúdos, faça suas tarefas e estude para as avaliações. De preferência um momento em que ele não esteja esgotado fisicamente e nem com sono. Aqui em casa, o Cauê estuda de manhã e faz suas tarefas logo após o almoço. Depois ele está livre para brincar, mexer no tablete e assistir TV.
Anúncio
Verifique a agenda escolar
Na agenda é onde vem todos os recados da escola, desde lanche na cantina até mesmo reunião com os pais. Ali você também pode utilizar para dialogar com os professores, tirar dúvidas e marcar um horário com a professora, se for necessário.
Dessa forma, você evitar ficar na porta da sala de aula e “tumultuando”, afinal de contas, os professores estão ali para os nossos filhos.
Organizar os materiais escolares
É sempre bom revisar como estão os materiais, quando eles são pequenos ainda são meio distraídos e à medida que verificamos vamos ensinando eles a apontarem o lápis da forma correta. Verifica se ainda tem lápis de escrever suficiente (porque nunca vi pessoinhas para consumirem tanto lápis de escrever). E dá uma boa olhada em como estão cuidando dos seus pertences.
Fazer as tarefas com dedicação
Isso é bem importante para que eles consigam memorizar o conteúdo ministrado em sala de aula, tirem suas dúvidas com os pais e aprofundem seu conhecimento.
Jogos educativos contribuem para o desempenho escolar
Na escola do Cauê eles tem um programa chamado MindLab, onde estimula ao aluno a raciocinar em momentos de conflitos, utilizando diversas ferramentas ministradas em sala. Mas em casa também podemos estimular com os jogos de tabuleiro: damas, xadrez e dominó.
São jogos que vão fazer que a criança pare e pense antes de agir. Além de contribuir para o desempenho escolar irá auxiliá-los na sua vida adulta, pois estará acostumada a pensar antes de tomar decisões, refletir sobre as opções e as consequências de cada possibilidade.
Ler livros
A leitura é muito importante pois estimula a criatividade, melhora o vocabulário, melhora a dicção e a aprender a escrever da forma correta. Os livros podem ser oriundos da biblioteca da escola, da biblioteca pública do município ou ainda dos sebos. Ler é fundamental para que a criança tenha um bom desempenho escolar.
Existem diversas maneiras de estimularmos nossos filhos a terem o contato com a literatura. E lembre-se: você é o espelho dele. Se não tem o hábito, que tal começar com um livro por mês? Escolha a sua literatura favorita e divirta-se!
Falar com carinho do colégio e dos professores
A escola que seu filho estuda foi escolhida com carinho por você e com certeza há um motivo especial. Talvez seja a filosofia ou a estrutura. Portanto, você deve defender a instituição, falar bem dos funcionários (principalmente na frente dos filhos) e ter um bom relacionamento com os professores. Vale lembrar, que o ambiente escolar também é feito por pessoas e que todos temos nossas falhas.
Não existe instituição perfeita!
Valorizar as conquistas do filho
Apontar um erro e criticar é muito mais rápido e fácil do que podemos imaginar. Vamos nos desafiar a apontar as conquistas deles? Seja uma linha que ele leu sem gaguejar, uma página que terminou de ler sozinho, a tarefa que acertou todas as continhas. Cada vitória deve ser vibrada e comemorada, dessa forma, ele vai criar gosto pelos estudos.
Com essas dicas, espero contribuir para que vocês possam se sentir encorajadas a estarem do lado dos seus filhos mais esse ano! Para eles, cada série a mais é um novo desafio e muitas vezes eles sentem falta da zona de conforto (do ano passado, quando sabiam todas as coisas).
Anúncio
Importante para eles, é saberem que estaremos do seu lado independentemente do seu desempenho escolar. Se for necessário ficar horas estudando e procurando formas de estimular ele a memorizar o conteúdo, é isso que iremos fazer. Ele deve saber e confiar que você, pai e mãe, acreditam no potencial dele. Na nota baixa, você não apenas ficar criticando e acusando, mas que estará do lado dele e ajudará ele a estudar para na recuperação tirar uma boa nota!
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio