Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Hábitos que geram problemas de mordida nas crianças
Dessa vez vamos explanar os problemas de mordida causados por hábitos infantis prolongados (além da idade limite). Seja qual for o fator causador da mordida errada os aparelhos ortodônticos ou ortopédicos podem intervir nesses hábitos dificultando-os, bem como restabelecendo a relação correta das arcadas dentárias.
Anúncio
Algumas dessas mordidas erradas podem ser observadas a partir dos 4 anos de idade e outras quando ainda é um bebê, mesmo sem os dentes observando a deglutição e a relação das arcadas.
Hábitos prolongados considerados prejudiciais encontramos:
- Uso de chupetas
- Mamadeiras
- Sucção do dedo
Os principais problemas de oclusão causados por esses hábitos são:
- Mordida aberta
- Mordidas cruzadas posteriores
- Atresia maxilar: quando o céu da boca fica muito estreito dificultando a entrada de ar nas narinas e consequente respiração bucal.
- Bruxismo
Como corrigir os problemas de mordida?
Crianças com problemas respiratórios podem ter problemas de ansiedade levando à ocorrência maior de bruxismos (ranger de dentes) o que está muito relacionado ao aspecto emocional. Quando elas respiram inadequadamente, dormem mal, comem mal e consequentemente têm baixo rendimento escolar, inquietação e sonolência o que muitas vezes pode ser confundido com déficit de atenção.
Anúncio
As crianças alérgicas, que sofrem de rinites também podem desenvolver problemas nas mordidas e bruxismo pelo fato de respirarem mal.
As chupetas devem ser sempre ortodônticas (peça ajuda do odontopediatra para escolher) e deverá ser removidos até os três anos de idade quando a mordida aberta ainda poderá ser corrigida espontaneamente. O hábito prolongado da mamadeira também pode levar à mordida aberta e consequentes problemas respiratórios.
Se a mãe tiver dificuldades na remoção desses hábitos, o odontopediatra poderá ajudar com técnicas e orientações.
Anúncio
A sucção do dedo é um hábito um pouco mais complexo de se remover e requer muitas vezes um trabalho emocional mais criterioso que odontopediatra poderá ajudar.
Amamentar no seio previne vários problemas e uso de aparelhos ortodônticos no futuro. E a posição do bebê na hora da amamentação pode influenciar no crescimento dos ossos e isso é definido caso a caso com a orientação do odontopediatra.
O ortodontista infantil e o odontopediatra podem ajudar com orientações e aparelhos dependendo da idade e maturidade emocional da criança. Como normalmente existem vários problemas associados às mordidas erradas é importante obter a ajuda de uma equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, etc).
Contando ainda com a paciência, persistência e muito boa vontade e carinho dos pais.
Cada situação é uma em especial e não há regras sem exceções, ou seja, temos que levar em conta a história de cada criança.
Mais uma vez papais e mamães: estamos juntos!
Anúncio
Até o próximo encontro.
Odontologia – Universidade de Marília/SP (1993)
Odontopediatria – SPEO – Curitiba/PR (1998)
Anúncio