Você sabe por que os bebês soluçam?

Eu tinha muito dó de quando os meus bebês soluçavam sem parar. Ai que agonia que dá! Parece que eles estão sofrendo com aquele ihhcc todo, não é mesmo? Mas porque os bebês soluçam, vocês sabem dizer?

Porque os bebês soluçam?

Os bebês soluçam porque são bebês e o corpo deles ainda é muito novinho e imaturo. Quando eles mamam, seja leite materno ou leite artificial, tendem a engolir um pouco de ar junto e isso pode causar soluço e cólicas.

O soluço normalmente aparece pela imaturidade do sistema nervoso que não controla adequadamente o músculo diafragma (músculo envolvido na respiração, que separa o tórax do abdome). Fonte: Guia do bebê

Outro motivo que o bebê pode levar o bebê a soluçar é o fato de estar com frio. Para isso é bem simples, basta agasalhar um pouco melhor ele, mas sem exageros. Lembre-se que cada criança é diferente da outra, então sem comparativos.

Mas ao contrário do que a gente imagina, o soluço não dói e nem machuca ele. Faz parte do seu amadurecimento. Por isso, é sempre importante colocar o bebê para arrotar, assim, vai fazer com que o ar que entrou, saia. Prevenindo e evitando que o soluço apareça.

Como prevenir o soluço nos bebês?

Como prevenir o soluço

Os bebês soluçam principalmente por engolem o ar durante a amamentação. Então a melhor maneira de prevenir é fazer com que o bebê faça uma pega correta da mama, abocanhando toda (ou quase toda) auréola.

Se o bebê estiver com muita fome e estiver mamando sem parar para respirar, como se o mundo fosse acabar daqui a um minuto (você sabe o que eu quero dizer né?), nesse caso, também é indicado que retire o bebê do peito para ele respirar e recoloque ele. Bebês que mamam muito rápido também podem desenvolver soluço.

Mas se o seu bebê já começou a se alimentar de sólidos e tem soluços, procure oferecer comida mais devagar, para que ele possa saborear o alimento e também prevenir o soluço.

Caso você perceba que o soluço do seu filho acontece muitas vezes ao dia, ou que ele demora para passar, melhor consultar o pediatra. Episódios frequentes pode ser uma indicação de que o bebê está com refluxo, por isso seria melhor investigar.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!