Visita ao recém nascido – Dicas de etiqueta

Quando a mulher está grávida, a expectativa é muito grande e todos querem acariciar e conversar com a barriga. Isso porque a família e amigos ficam aguardando o momento em que eles também irão conhecer o rostinho daquele bebê tão amado. A mãe sonha e planeja com o nascimento do seu filho. Enquanto, os amigos planejam o momento da visita ao recém nascido.

Visita na maternidade

Após o nascimento do bebê é natural que as pessoas queiram presentear no momento da visita ao recém nascido. As visitas na maternidade normalmente são feitas em determinados horários. Por isso há necessidade que a mãe se informe a esse respeito. Normalmente é liberada uma pessoa por vez para a visita ao recém nascido na maternidade.

Visita ao recém nascido em casa

A visita ao recém nascido em casa normalmente são mais tranquilas. Mas nada impede que seja “pré-agendada” com a mãe. Combinar antes, evita que chegue numa hora não tão apropriada para a mamãe e para o bebê. Por exemplo: Talvez a mãe não queira receber visitas na hora do banho do bebê ou do soninho. Ou talvez ela deseje que você esteja presente enquanto o bebê estiver dormindo, para que alguém possa ficar de olho nele enquanto ela pode desfrutar de um bom e belo banho. Conversar e planejar é melhor maneira de se entender nessas horas.

Levar uma lembrança ao recém nascido é um costume que já perdura há décadas. Mas isso não é uma obrigação. Duas dicas bacanas à respeito do presente. Você pode fazer uma carta para a mãe também demonstrando seu apreço por ela, pelo bebê e pela família que ela está formando. Também pode dar algo como uma lembrança para ela.

Se caso o bebê tiver um irmão mais velho é super importante levar uma lembrancinha para eles também, pode ser um carrinho da Hot Wheels ou então uma cartilha de desenho. Não precisa ser nada muito elaborado. Vai apenas certificar para o mais velho que ele continua sendo importante e lembrado na família.

Insegurança materna

Vale lembrar que tudo é novo para mães. Há aquelas que não se sentem confortáveis em deixar a visita segurar em seus braços o bebê. Não entenda mal. Muitas coisas estranhas passam na cabeça da recém mãe e o medo de roubar o bebê é um deles. Compreenda e a entenda. Respeite esse momento na vida dela. Daqui a pouco, ela vai se sentir a vontade em deixar segurar o bebê, mas tenha paciência.

Pitacos

recem nascido sendo amamentado

As mães querem fazer o melhor para os seus filhos e algumas leem muito para isso. Cada mãe cria seus filhos do seu jeito e isso não vai mudar. Antes de você dar alguma dica, pergunte à ela o que ela pensa a respeito e como ela pretende agir diante de tal situação, etc.

Eu sei que nós mães queremos oferecer o nosso apoio materno. Temos uma vontade muito grande de ajudar, por termos experiências, fica muito fácil falar e oferecer ajuda. Se ela quiser fazer diferente, é um direito dela, certo? Digo isso só para evitar constrangimento ou discussões desnecessárias.

Se você puder e de coração deseja ajudar, ofereça-se! Exponha para a recém mãe que você está disposta a dar uma ajuda com a louça. Passar a roupa ou até mesmo um pano na casa, se ela quiser. No início, é normal mãe demorar pra se acostumar com a nova rotina e às vezes não consegue dar conta de tudo. Se a mãe negar, não fique chateada, deixa a porta aberta para que ela peça sua ajuda quando precisar.

Recadinho para as mamães de primeira viagem

visita ao recém nascido

Avós, tias, primas, amigas querem estar do seu lado nesse momento mais que especial. Elas só querem ajudar! . Aceite ajuda… Saiba que você não precisa dar conta de tudo!

É difícil, mas não precisa de tanta neura! As pessoas sentem muita vontade de segurar o seu bebezinho, é natural. Deixe que elas segurem um pouco. Depois elas irão embora, e seu bebezinho continuará com você. Mas não precisa oferecer só por educação, faça de coração.

Aproveita esse momento, para dar uma respirada, tomar um banho gostoso ou fazer as unhas! Contato com outras pessoas, auxilia também no desenvolvimento do seu bebê, viu!

Se você pode oferecer aquele café da tarde para as visitas, ótimo! Se não pode, não fique constrangida em receber o carinho daqueles que se importam com você. Seja gentil, sempre.

Outra coisa difícil… Se dê a oportunidade de errar. Não se culpe. Vai perceber que esse é o caminho que trilhará com frequência, esse é o caminho da maternidade.

Muitas coisas né… Eu sei. Mas você vai conseguir e  no final, vai dar tudo certo! 🙂

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente