O que levar na lancheira das crianças?

Preparar o lanche das crianças pode ser tumultuado, porque normalmente é a última coisa que a gente vai preparar. Que tal aproveitar as dicas da nutricionista Tatiana, do canal Mãe Nutricionista, para organizar a lancheira das crianças de forma saudável e também saborosa. Ela vai dar dicas de alimentos saudáveis e práticos para estarem presentes na hora do lanche dos pequenos.

Prepare a lancheira para o período ideal

Os pais devem levar em conta qual o período que os filhos estudam, pela manhã ou tarde, pois isso altera o cardápio.

Selecione alimentos que inspirem as crianças

Deixar que os filhos escolham o que querem levar, ajuda a aumentar o apetite e interesse na alimentação, além de quebrar algumas “resistências” dos pequenos.

Faça escolhas inteligentes

É importante incluir alimentos que regulam a função do organismo, dão energia e são construtores. Ou seja, uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou um legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais) e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais).

É interessante também variar as opções, não repeti-las em dias seguidos na semana e utilizar cortadores de biscoitos ou sanduíches em formatos divertidos, pois as comidinhas ficam diferentes e mais atrativas.

Atenção para a quantidade de alimentos e bebidas na lancheira

A quantidade e adequação dos alimentos são extremamente importantes porque existem variações de acordo com a faixa etária, atividades físicas, rotina alimentar, histórico pessoal, histórico familiar e hábitos. Já no caso de bebidas, é importante dosar a quantidade de suco natural, pois em excesso pode causar cáries e ganho de peso inadequado.

A ingestão de suco de frutas deve ser limitada em, no máximo, 118mL ao dia para crianças de 1 a 3 anos. Para crianças de 4 a 6, o suco de fruta deve ser restrito de 118mL a 177mL por dia e para crianças de 7 a 18 anos, a ingestão recomendada deve ser limitada a 236mL (1 xícara de suco), a 600mL (2 xícaras e meia) por dia.* No caso de dúvidas, a recomendação é sempre procurar pelo pediatra ou nutricionista.

Via Biotônico Fontoura

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente