Dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019) revelam que oito em cada…
Intoxicação alimentar em crianças – O que fazer?
A intoxicação alimentar em crianças sempre pode ser um fator de risco, porque se não identificada rapidamente, pode levar a uma desidratação. Normalmente quando elas estão “caidinhas” é mais complicado de alimentá-las, até mesmo a gente não tem vontade de comer adequadamente.
Anúncio
Por isso, fiz algumas perguntas a nutricionista Beatriz Boing Schreiner, do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria sobre saber que é uma intoxicação alimentar e como proceder. Confira:
O que pode causar a intoxicação alimentar em crianças?
A intoxicação alimentar é causada pelo consumo de alimentos ou bebidas contaminadas por bactérias ou parasitas. Alimentos que foram processados ou armazenados de uma maneira incorreta, verduras e frutas, por exemplo, que durante o cultivo foram regados com água contaminada ou o consumo de água contaminada podem causar intoxicação alimentar.
Anúncio
Como identificar que a criança está com intoxicação alimentar?
Geralmente, a criança apresenta alguns sintomas como náusea, vômito, diarreia também pode ter uma fraqueza em virtude disso. Esses sintomas associados à ingestão de alimento são os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar.
Quanto tempo ela pode durar?
Normalmente, a intoxicação alimentar dura poucos dias, de um a dois dias dependendo da gravidade. Independentemente do tempo, é sempre importante enfatizar que se a criança apresentar sintomas, o ideal é levar ao médico para identificar a causa, medicar e evitar uma possível desidratação.
O que é recomendado oferecer para a criança comer nessas circunstâncias?
É recomendável alimentos mais secos, sem gordura, sem molho. É muito importante tomar bastante água para hidratar.
Anúncio
Os pais podem medicar?
A medicação deve ser realizada apenas sob orientação médica.
Com saúde não se brinca, não é mesmo? Uma das maneiras de fazer a prevenção da intoxicação alimentar em crianças é lavar muito bem os alimentos, as folhas, por exemplo, você pode pôr de molho em uma colher de sopa de água sanitária.
Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos e se você costuma comer fora com seus filhos, procure um restaurante bem higienizado e que os alimentos estejam expostos na temperatura adequada.
E caso seu filho apresente qualquer um dos sintomas acima citados, a indicação é que você procure o médico para seguir as recomendações dele.
Anúncio
Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais!
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio