Higiene bucal do bebê – Saiba como e quando fazer

Você sabia que mesmo ainda sem dentes, é importante fazer a higienização da boquinha do bebê? Mesmo no bebê que ainda mama apenas leite materno. Após toda amamentação é recomendado realizar a higiene bucal pois além de garantir a sua saúde da cavidade oral irá acostumar o bebê a ter esse hábito.

Como realizar a higiene bucal do bebêhigiene bucal do bebê

Criei o hábito de higiene bucal desde bebê com o Cauê e mantive com a Catarina. Na verdade, é tudo bem simples. Eu utilizava uma fraldinha de boca umedecida em água filtrada. Mas você pode utilizar uma gaze enrolada no dedo com água fervida, por exemplo. A gaze umedecida, encaixa no dedo indicador e de maneira gostosa e divertida, vai limpando toda a boquinha do bebê: a gengiva, bochechas, língua e céu da boca.

Higiene bucal do bebê um hábito que deve ser levado a sério desde pequeno

Quando apareceu o primeiro dentinho, troquei para a escova de silicone. Funciona da mesma forma a limpeza, mas suas pequenas e leves cerdas ajudam a coçar a gengiva e também ativa a circulação sanguínea da região, auxiliando na hora dos crescimentos dos dentinhos.

A primeira consulta na odontopediatra

Lembre-se que quando surgirem os primeiros dentes está na hora de agendar uma visita ao odontopediatra. Nessa visita ele irá te instruir e esclarecer dúvidas. A expectativa pode ser muito grande dessa primeira consulta, principalmente quando vamos quando eles são maiores e esperamos que eles se comportem.

Especialistas recomendam uma visita por mês ao dentista, para que a criança vá se acostumando com o ambiente e com a odontopediatra. Ler estorinhas para ele e até mesmo mostrar vídeos podem ajudar para que esse início seja mais tranquilo.

Na visita ao dentista infantil você esclarecer dúvida sobre o nascimento dos dentes, maneiras de abrandar o incomodo que é causado pela dentição. Ainda pode abordar como higienizar adequadamente, quais o melhores cremes dentais etc. Sobre o uso ou não da chupeta, também pode ser falado, pois esse é um assunto que existem muitos mitos a serem combatidos.

O mais importante de tudo é que os pais tenham muita paciência nesses primeiros anos de vida. Ter a consciência que nesses anos iniciais é quando são formados os primeiros hábitos. As crianças estão predispostas a aprenderem e absorvem tudo com muita facilidade e vontade!

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

Comente