Doação de leite materno para bebês prematuros

O Brasil é referência quando se trata de doação de leite materno. A nível mundial existe cerca de 292 postos de coleta e armazenamento, desses 218 estão situados no Brasil. O representante da Organização Pan-Americana da Saúde Joaquím Molina parabenizou as mulheres pela consciência da importância da amamentação. Sendo que 90% do leite materno doado foram de brasileiras. Joaquím também parabenizou toda estratégia adotada para que esse programa fosse sucesso desde à políticas, iniciativa de educação e conscientização.

Quem recebe a doação de leite materno?

O leite materno que é doado é direcionado para os bebês nascidos as 29 até 34 semanas. Eles são considerados prematuros, podendo ficar internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI Neonatal) até seu completo desenvolvimento. Principalmente sendo direcionado para os bebês internados nas unidades hospitalares da cidade que estão sob as seguintes condições:

  • Bebês prematuros e recém-nascidos que nasceram abaixo do peso e não sugam;
  • Recém-nascidos com algum tipo de infecção, especialmente as intestinais;
  • Bebês portadores de deficiência imunológica;
  • Bebês com alergia alimentar.

Como faço para doar o leite materno?

Os bancos de leite estarão explicando a forma correta de fazer a coleta e armazenagem do leite humano. Estarão oferecendo luvas, máscaras e vidros para realização da ordenha manual (com suas próprias mãos) ou também com uma máquina de ordenha. Contudo, 30% do leite doado é dispensado. Infelizmente quando a coleta não é feita adequadamente, esse é o destino final.

Qual a quantidade mínima para doar o leite materno?

doação de leite materno

Um vidro tem capacidade de amamentar até 10 bebês em apenas um dia. Portanto, não existe quantidade mínima. Qualquer quantidade será bem-vinda e poderá alimentar os bebês prematuros.

Em 2014 na cidade de São Paulo, o número de bebês prematuros internados era de 79.375. Entretanto, apenas 26.826 receberam leite materno doado. Então isso quer dizer que nem a metade dos bebês que necessitavam do leite materno puderam receber e se beneficiar desse poderoso alimento seu desenvolvimento.

Eu não amamento mais, como posso contribuir com a causa?

doe vidros, doe vida

Se você não tem mais leite, doe vidros. O reservatório precisa ter tampa plástica e ser de vidro. Não importa o tamanho. Mas procure doar os vidros que não sejam mais altos que o congelador, pois precisarão ser conservados nele para garantir os nutrientes do leite humano.

Encontre o local de doação mais próximo de você

Link para o Banco de Leite Humano

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente