Leite humano: Um texto lindo sobre amamentação

Uma gota de leite.
O Universo.
A tradução completa deste por aquela.
A referência entre os dois é imediata e absoluta.
A natureza conspira para que uma única minúscula gota de leite humano seja a representação fiel da biologia materna, da vida de seu filho e de toda sorte de elementos envolvidos em seu entorno.
Uma gota de leite humano faz referência à saúde materna em todos os seus mais íntimos aspectos.
É reflexo de toda complexidade neuro-hormonal-emocional que nasce na vontade materna e desemboca nas fibras musculares a ejeta-la em sua descida.
Traz resíduos incontestáveis do ambiente social e cultural da lactante, podendo ser lida como a resultante das interferências do meio nos mecanismos de sua produção e ejeção.

E porque existe na medida da forma correta da sucção e da prontidão do bebê para ordenha-la, pode -se, através dela, fazer a leitura indireta da integridade desse bebê, e isso diz respeito a sua idade gestacional, a sua idade cronológica, sua disponibilidade e o apoio que ele recebe através de medidas de interação adequada desde o nascimento até o tempo em que a amamentação se faz presente…

E porque diz sobre o bebê, essa gota de leite pode oferecer informações sobre a agressividade desmamadora do mundo de plástico formado por bicos e chucas e mamadeiras, como também reflete o uso dos leites heterólogos em todas as suas formas que a faz diminuir e dificulta sua saída…

Diz essa gota, se o bebê mama certo, se a pega é adequada, a ordenha, se já vai desmamando, se ainda mama depois de muitos meses ou anos…
Pode da mesma forma, oferecer pistas sobre a duração dessa mamada, se vai só começando, se já vai por longos minutos, essa gota de leite…

Uma gota de leite humano é capaz de identificar da nutriz seus medos, angustias, inseguranças, traumas, experiências frustrantes anteriores, falta de apoio, enfim, e da mesma forma, revelar disposições favoráveis, vontades, superações, interesses, colaboração, entrega plena, amor incondicional…
Descreve essa gota a relação inteira entre a mulher lactante e suas interações hormonais, nutricionais, imunológicas, bioquímicas e bacteriológicas…

Anterior à tecnologia moderna, essa gota de leite sobreviverá ao fim dessa tecnologia e sua substituição pelo futuro inominado da organização da espécie…

Uma única gota de leite.
O Universo inteiro.
O que era.
O que é.
O que será.
Ciência e poesia unidas como as rimas de um verso presenteado à humanidade pela grande poética da natureza transbordante em vida e ritmos infinitos.
O Universo inteiro
Numa única
Inconfundível
Incomparável
Inimitável
Gota de leite.
Numa única gota
Imperceptível
Silenciosa
Mínima e essencial
Como o ar que se respira
Como a vida que brota da atmosfera para os pulmões que a respiram,
Nessa única e delicada
E insubstituível gota
De leite humano
O Universo inteiro.
Autor: Dr. Luís Alberto Mussa Tavares + Dr. Marcus Renato de Carvalho

Fonte: Aleitamento.com

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

One thought on “Leite humano: Um texto lindo sobre amamentação

Comentários não permitidos.