Doenças graves levam mulheres a morar por meses em UTIs e aprender a viver em…
Brinquedos com recicláveis – Econômico e divertido
Brinquedos são sempre legais e as crianças simplesmente amam. Mas acho que todos mundo já passou pela frustração de entregar um super presente para uma criança e ela gostar mais da caixa do que do brinquedo em si. Pensando nisso e como julho é mês de férias, temos um tempo a mais para sentar com as crianças, não é mesmo? Então, resolvi escrever compartilhando algumas ideias de brinquedos com recicláveis, que podem ser feitos com o auxílio das crianças e que elas vão gostar.
Anúncio
Ideias de brinquedos com recicláveis
Jogo da velha
Um jogo clássico e que as crianças realmente se entretem é o jogo da velha. Conforme as imagens abaixo, podem ser feitos de duas formas.
- Um prato de isopor, tampinhas plásticas e fita durez colorida ou até mesmo cartolina cortada em tiras e colada no prato de isopor, pode render horas de desafio.
- Palitos de picolé coladas para formar o jogo e tampinhas de garrafas sinalizadas com cola colorida também rendem a diversão com as crianças, não acha?
Jogo da memória
Quando as crianças brincam com o jogo da memória estão trabalhando a arte de observar e memorizar (meio óbvio, eu sei) mas as crianças estão em pleno desenvolvimento do seu cérebro. Além do que é uma excelente maneira de exercitar os cérebro para os adultos, mantem as ligações que existem de neurônios e etc.
Anúncio
Você pode elaborar várias temáticas com os personagens favoritos deles, com números, letras, desenhos, formas, etc. Esse jogo da memória é bem simples: Palitos de picolé, cartolina colorida e o tema escolhido. E ainda tem dica de como guardar o joguinho para não estragar.
Labirinto
Esse jogo é bem bacana também, com canudinhos de plástico e uma caixa de camisa, é possível fazer um labirinto no qual a criança precisa passar a bolinha pelos corredores até chegar no furo da caixa.
Jogo de cores
Uma maneira da criança aprender as cores é fazer com que ela tenha contato com elas, de maneira que possa treinar a associação com elas
Anúncio
Abaixo temos três exemplos de como você pode ensinar as cores para o seu filho. Legal que você pode adaptar essas brincadeiras para idiomas diferentes e fazer com que o ouvido da criança associe desde pequena as cores em inglês/português/espanhol – melhor que seja com o idioma que você também consiga ensinar e conversar com ela.
- Rolinhos de papel higiênico enrolados com papel colorido e vários pompons coloridos. Dependendo o tamanho da criança, pode pedir para ela utilizar o hashi, como forma de desenvolver a coordenação motora fina.
- Um papelão cortado em círculo e grampos de roupas – Pintar os grampos com diversas cores e utilizar papel colorido para formar a pizza de cores. A ideia é que a criança aprende a abrir o grampo de roupa e prender no papelão.
- Uma caixa de ovos, pecinhas coloridas e papéis impressos 12 quadrados coloridos – de acordo com as cores das pecinhas que a criança tem. A ideia desse brinquedos com recicláveis é fazer com que a criança recrie com as peças o que está exposto no papel.
Jogo de argolas
O jogo de argolas também é bem simples de montar. Basta algumas garrafas, que você pode enfeitar elas ou não. Tudo bem que elas ficam bem divertidas e engraçadas com caras e bocas. Mas não é um requisito para que a brincadeira aconteça.
Fiz esses brinquedos com recicláveis no aniversário do Angry Birds das crianças, que foi dentro do nosso apartamento e foi bem legal. As crianças hoje em dia quase não brincam mais com esses brinquedos então cabe à nós ensiná-las.
Para fazer as argolas, você pode utilizar uma mangueira e utilizar tinta plástica para colori-las.
Pebolim
você nem imaginava que dava para criar um pebolim com materiais reciclados, não é mesmo? Esse jogo é muito divertido e ajuda a criança lidar com frustrações. Em jogos com ganha perde, a criança precisa desenvolver habilidade de resiliência. Também a aprender com os erros e persistir perante os adversários.
Na Alemanha, o Pebolim é coisa de profissional. Existe até Copa do Mundo desse esporte. Dá para acreditar?
Você pode utilizar aquelas caixas que vem resma de folhas, canudinhos plásticos e grampos de roupa. Para fazer os times, basta criatividade, pode utilizar tecidos, tintas e canetas coloridas para decorar e enfeitar.
Caixas de surpresas
Esse jogo é divertido e que as crianças vão amar brincar juntos. A ideia fazer com que a criança acerte o maior número de objetos, ou então, que ela ache um objeto específico que foi sorteado.
Parece apenas uma brincadeira, mas dessa maneira estamos estimulando as crianças a desenvolverem sua percepção e sentido sensorial.
Espero que vocês tenham gostado dessas dicas de brinquedos com recicláveis. Se a gente for fazer tudo, pelo visto vamos ter que ter muitos grampos de roupa, não é mesmo?
Anúncio
Mas com certeza são ideias que ao serem tiradas da telinha do computador, as crianças vão se divertir e aproveitar muito em família!
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio