Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Vacinas na gravidez: Saiba quais são indicadas durante a gestação
Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano. A vacina provoca uma reação do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.
Anúncio
A grávida pode tomar algumas vacinas, como a vacina da gripe, por exemplo. Porém, as vacinas que a grávida deve tomar só devem ser aplicadas após os 3 meses de gravidez, pois antes desse período existe maior risco de aborto ou mal formação do feto. A imunização através de vacinas protege tanto a mãe quanto o feto contra diversas doenças.
Um vacina só age contra um único germe. Por exemplo, a vacina contra rubéola só cria anticorpos contra a própria rubéola. Há casos, porém, em que é possível misturar mais de uma vacina em uma única injeção, como na vacina tríplice viral (MMR), que é uma vacina contra sarampo, rubéola e caxumba.
Anúncio
Quais as vacinas na gravidez que são indicadas?
Vacina dTpa
Além da proteção contra a Coqueluche, a vacina dTpa também protege contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos inadequados e contaminados usados para cortar o cordão umbilical. A importância de tomar esse medicamento está no aumento dos casos de Coqueluche em recém-nascidos e lactentes antes de 1 ano de idade, além de causar complicações mais graves, como as altas taxas de morte, pois os indivíduos contaminados estão mais susceptíveis a pneumonia, convulsões e danos cerebrais.
A vacina dTpa para gestantes é indicada tomar por volta das 27 até 36 semanas, lembrando que é uma vacina disponível na rede pública de saúde.
Influenza (gripe)
A vacina contra Influenza é uma das vacinas mais importantes durante a gestação. Além de proteger a mulher do vírus da gripe normal, também protege de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até a morte, devido a queda e imunidade.
Anúncio
A dose da vacina da Influenza pode ser prescrita em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, para aquelas que não tomaram durante os nove meses, em uma dose única.
Hepatite B:
A vacina contra a hepatite B também é indicada durante a gravidez. A doença, apesar de não apresentar sintomas bem definidos, mas o indivíduo que contrair a Hepatite B pode ter vômito, dores musculares, náuseas e mal-estar. A infecção durante a gravidez é uma via comum de transmissão, então é importante evitar que a mãe se infecte e não transmita ao feto ou ao recém-nascido. Crianças infectada com Hepatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.
A vacina deve ser administrada em 3 doses, preferencialmente a partir do segundo trimestre da gestação, e é gratuita nos postos de saúde. Se a gestante já foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação.
Fonte: GLOBO GNT
Anúncio
Fonte: MD Saúde, Pais e Filhos, Tua Saúde
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio