Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Febre Amarela – Conheça os sintomas e as causas dessa doença
A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados que pode ser fatal. A doença tem esse adjetivo “amarelo” por conta da tonalidade da pele (icterícia) daqueles que são infectados por ela.
Anúncio
No Brasil, os casos de febre amarela tem aumentado expressivamente. De 1º de julho de 2017 a 28 de fevereiro de 2018, foram confirmados 723 casos da doença e 237 óbitos no Brasil. No mesmo espaço de tempo do período anterior (2016), foram 576 episódios da infecção, com 184 falecimentos. Segundo o Ministério da Saúde, o país vive o maior surto da doença já registrado nas últimas cinco décadas. Fonte: Saúde Abril – Uol
Ainda segundo o site Saúde Abril, os estados mais afetados seguem sendo Minas Gerais (314 casos e 103 mortes), São Paulo (307 casos e 95 mortes) e Rio de Janeiro (96 casos e 38 mortes). O Espírito Santo também acusou cinco episódios de febre amarela, enquanto o Distrito Federal confirmou um. Há ainda 785 casos suspeitos sendo avaliados do sul ao norte do país.
Anúncio
Transmissão da Febre Amarela
O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
Existem dois ciclos da febre amarela:
- Febre amarela silvestre: em que mosquitos destas regiões se infectam picando primatas com a doença e podem transmitir a um humano que visite este habitat
- Febre amarela urbana: em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela silvestre a transmite para mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, que a espalham.
Segunda uma reportagem que saiu no site da Revista Exame, uma pesquisa liderada por Nuno Faria, da Universidade de Oxford, analisou dados epidemiológicos, espaciais e genômicos da região a fim de detectar a fonte causadora do vírus, comparando-os com uma série de casos confirmados em pessoas e primatas não humanos em um período específico de tempo.
Anúncio
Os pesquisadores descobriram que havia uma diferença de quatro dias nos casos de infecção em humanos em comparação com os primatas e que o risco de febre amarela era maior para as pessoas que residiam ou trabalhavam em áreas de floresta, onde os mosquitos que geralmente picam os macacos podem morder e transmitir o vírus para os humanos.
Os macacos ajudam a identificar as regiões onde estão acontecendo a circulação do vírus. Com estes dados, o governo distribui estrategicamente as vacinas no território nacional. Lembrando que um macaco não pode transmitir Febre Amarela para um humano, e nem humanos para humanos. O contágio se dá pelo mosquito infectado pela doença.
Os principais sintomas da Febre Amarela
Os principais sintomas da febre amarela incluem febre repentina (39° a 40°), dores de cabeça, icterícia (pele amarelada), dores musculares, náuseas, vômitos e fadiga. Os sintomas nesta fase aguda da doença costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.
Uma pequena porcentagem de pessoas que adquirem a doença pode desenvolver sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. Essa fase é conhecida como tóxica, o vírus pode atingir diversos órgãos e sistemas, mas principalmente o fígado e rins. Os sintomas dessa fase são:
- Retorno da febre alta;
- Icterícia, devido ao dano que o vírus causa no fígado;
- Urina escura;
- Dores abdominais;
- Sangramentos na boca, nariz, olhos ou estômago.
Em casos mais graves o paciente pode apresentar delírios, convulsões e até entrar em coma. De acordo com o dano causado no organismo do infectado, esta fase da febre amarela pode levar a morte no intervalo entre sete e dez dias. Por isso, pessoas que são diagnosticadas com febre amarela devem estar atentas ao aparecimento dos sintomas iniciais e observar se os sintomas mais graves se manifestarem, para busca de ajuda médica imediatamente.
Infelizmente os sintomas da febre amarela podem ser confundidos com malária, leptospirose, hepatite viral e dengue hemorrágica. Já os sintomas de dengue comum também se assemelham, apesar de serem um pouco mais leves.
Prevenção a Febre Amarela
A melhor maneira de prevenir a Febre Amarela é através da vacinação. Desde 2017, o Ministério da Saúde adotou uma dose única de imunização contra essa doença. Talvez você já tenha ouvido falar que para viajar para fora do país é necessário tomar a vacina e como eu, não tenha entendido o motivo. Acontece que a América do Sul e Central e a África são regiões consideradas endêmicas de propagação do vírus, para evitar que o vírus se espalhe pelo mundo, pessoas dessas regiões devem ser vacinadas.
Para mais informações sobre a Febre Amarela, consulte o site do Ministério da Saúde.
Anúncio
Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio