Como criar pequenos leitores com apenas seis dicas

A leitura enriquece profundamente uma criança, sendo uma parceira importante no seu desenvolvimento emocional e cognitivo. O objetivo de todos os pais é preparar seus filhos para um futuro escolar e profissional de sucesso, por isso é fundamental educar para a leitura desde cedo. Os benefícios de uma infância repleta de livros são vários – desde o estímulo da criatividade na criança até à expansão da sua mente e conhecimento geral.

Celebrem o Dia Nacional da Leitura neste dia 29 de outubro oferecendo um livro novo a seus filhos! E lembrem-se que as crianças podem ser motivadas para a leitura com livros diferentes – de historinha, de colorir ou até de atividade de caligrafia infantil. Aproveitem também as dicas abaixo para criarem pequenos leitores aí na sua casa.

6 dicas para criar pequenos leitores em sua casa

Stocksnap

Deem o exemplo

Os filhos são, invariavelmente, um reflexo de seus pais. Por isso, o primeiro passo para educarem para a leitura é lerem! Se a criança crescer em meio a uma família de leitores, ela vai encarar a leitura como uma atividade positiva e agradável. E vai facilmente seguir o exemplo da sua família.

Leiam em voz alta

Vocês podem ler para seus filhos desde o momento em que eles nascem, se quiserem. Não há idade certa para introduzir a criança à leitura, por isso criem apenas o hábito de ler histórias para eles num momento do dia ou da semana. Assim, motivam as crianças através da narrativa oral, criando nelas a necessidade de mais tarde procurar seus próprios livros autonomamente

Não imponham restrições 

A escolha de um livro é um momento importante na educação de um pequeno leitor. Os pais não devem restringir as suas opções de leitura, respeitando os gostos e interesses dos filhos sem julgar nem interferir. As crianças pequenas têm mais facilidade de ler historinhas simples, livros ilustrados e com exercícios fáceis para praticar atividade de caligrafia e vocabulário.

Incentivem a leitura

 

Pixabay

 

 

Há várias formas de incentivar seus filhos a ler, começando pela inclusão de pelo menos um livro nos presentes de Natal e aniversário. Também podem pedir a ajuda das crianças para ler cartas, documentos e listas de compras no supermercado. Ou até as desafiar a encontrar respostas para as suas dúvidas em livros.

 

 Montem uma biblioteca infantil

 

É importante os filhos terem o seu próprio espaço de leitura – um lugar confortável, calmo e que incentive o hábito de leitura. Por isso, reservem um cantinho da casa para os livros das crianças. E não se esqueçam que a biblioteca tem que crescer com os seus filhos, acompanhando a idade deles.

Criem uma rotina de leitura

Um dos melhores métodos para educar nossos filhos para algo é incluindo essa atividade na rotina deles. Se vocês introduzirem a leitura diariamente na vida das crianças, elas vão adotar os livros como parte integrante de sua vida. E quando vocês menos esperarem, a casa vai ficar um silêncio porque as crianças vão estar lendo um livro sozinhas.

como criar pequenos leitores em sua casa

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *