Benefícios da leitura – para crianças e adultos

Você já ouviu aquela frase: “Quem lê, viaja. ”? A literatura é um mundo a ser descoberto por adultos e crianças. Sim, ela é importante para o desenvolvimento da criança pois ela estimula a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. Então, para ela criar paixão pelo mundo literário ela precisa iniciar seu contato com os livros ainda novinha.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança como um todo: social, emocional e cognitivo da criança. É um hábito poderoso que auxilia conhecer lugares, culturas, profissões, histórias e estórias, etc.

Quanto mais cedo melhor, o momento de leitura pode ser estabelecido antes de dormir. Viajar no mundo das letras se aconchegando no carinho abraço do papai ou da mamãe. Mesmo que eles ainda não saibam ler sozinhos é importante estimular e condicioná-los a criar esse hábito.

Através das figuras coloridas que estão presente nos livros infantis, as crianças começam a descobrir os animais, números, letras, cores e formas, por exemplo. Lembro que o Cauê tinha um livro de formas e cores, a partir dele ensinamos tanto o português quanto o inglês. E assim, foi com vários outros livros que ele foi ganhando ao longo dos primeiros anos de vida.

10983

Os benefícios da leitura são imensos, entre eles podemos destacar alguns:

  1. Criatividade: a leitura estimula a criatividade, pois através dela é possível conhecer diversos personagens, lugares, enredos, culturas, surpresas e tantas novidades. Uma pessoa criativa se permite conhecer muitas possibilidades e os livros são fontes riquíssimas de muita criatividade.
  2. Concentração: esse hábito, à medida que é desenvolvido, auxilia na concentração. Porque para você compreender adequadamente um texto, é preciso prestar atenção para entender o contexto. Uma leitura superficial pode fazer com que se perca detalhes valorosos, só quem leu Agatha Christie sabe como os detalhes são preciosos, e ainda assim, o autor pode te surpreender no final do livro!
  3. Reflexão: a leitura traz consigo pontos relevantes, mesmo nos romances, que podem estimular a observar nossos princípios, valores, pensamentos e até mesmo atitudes. Dessa forma, o material literário está auxiliando a melhorarmos nossa postura perante a sociedade e/ou família.
  4. Vocabulário: Amplia de forma significativa as palavras e o modo que as utilizamos no dia-a-dia. Aprendemos palavras novas e descobrimos como empregar melhor algumas outras também. Além disso, ao ampliarmos o vocabulário, a leitura nos auxiliará na construção de frases, uma vez que dominamos melhor o uso dela.f0we0uc0

Aquele velho clichê vai me ajudar agora: “Filho de peixe, peixinho é”! Não adianta você exigir que seu filho seja um exímio leitor se você não dá o exemplo. Nossas palavras ganham mais poder quando veem acompanhadas de exemplo. Em uma pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” que foi publicada pelo Instituto Pró-Livro, indica que “55% dos entrevistados que não lêem nunca viram os pais lendo e 86% nunca foram presenteados com livros na infância”. Fonte: Educar para crescer.

Como minha mãe era professora sempre tive acesso livre e sempre gostei de ler. Teve alguns anos que li mais e outros que li menos livros. O meu marido também, gosta de ler bastante. Em casa temos quatro prateleiras quase completas de livros.

No quarto de cada um, tem um cantinho especial para os livros. Cauê é apaixonado pelas letras, ainda mais agora que aprendeu a ler e se sente seguro para ler em voz alta ou baixa. Do jeitinho dele, com gibis ou literaturas. Não preciso ficar em cima dele para fazer a leitura do livro didático que a professora vai tomar a leitura na próxima semana. Se ele tem dúvidas sobre alguns sons ou significados de palavras, sempre vem perguntar.

Catarina, naquele tamanho todo (1 anos e 7 meses), já se diverte. Imitar os sons dos animais é uma das suas brincadeiras favoritas quando pega um dos seus livros nas mãos. O Cauê foi passar férias na minha mãe e trouxe de presente um livro de Patinhos para ela. Na feira do livro, ele escolheu a estória dos Três Porquinhos, ou seja, ela já tem sua pequena coleção.

Ali em cima, levantei quatro pontos importantes para incentivarmos e separarmos alguns minutinhos a mais na hora de fazer as crianças dormirem. Talvez no começo eles estranhem por não estarem acostumado com essa rotina, mas com o tempo, vão começar a gostar desse momento família e passará a ser estágio do dia muito aguardado por eles.

svxrvkyk

A Fundação Nacional de Leitura Infantil, nos Estados Unidos, tem o seguinte slogan: “THE MOST IMPORTANT 20 MINUTES OF YOUR DAY” – Os 20 minutos mais importantes do seu dia. Eles continuam afirmando que “o simples ato de ler com uma criança todos os dias tem um efeito positivo sobre ela, sobre a família e sobre a comunidade”.

Há quem diga que o hábito da leitura é caro. Mas acredito que isso é mera desculpa para continuar no conformismo. Se você gosta de ter o exemplar para você, existe um sebo online. Na verdade, a Estante Virtual é um complexo que vários sebos do Brasil dispõem dos seus livros e você pode pesquisar e conseguir por um excelente preço aquela literatura desejada.

Outra sugestão é fazer a carteirinha da Biblioteca Municipal, cerca de 85% das cidades brasileiras já tem a sua. Levar as crianças para passear na biblioteca é muito bacana. Eles podem explorar alguns livros diferentes dos que estão habituados, quem sabem podem descobrir nas letrinhas uma profissão e pesquisar e aprender sobre ela.

Fiz essa experiência com o Cauê outro dia, e foi o ápice do dia dele. Voltou para casa todo animado contando para o papai como foi passar a tarde na biblioteca. Lá ele leu um livro sobre paleontologia, que é a profissão do momento dele. Interessante que ele está aguardando quando será o próximo dia que faremos esse passeio.

IMG_20160826_151725771

Incentivar a leitura pode ser mais simples que do que parece, basta 20 minutos todos os dias com eles! Não é mesmo?

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!
Comente