Chão!

Para as preocupadas com o desenvolvimento infantil eu recomendo o chão! Isso, por experiência própria com o meu filho, percebo que esse lugarzinho em particular tem algo de muito especial. Meu pequeno, conheceu ele logo com poucos meses de vida, coloquei um edredom no chão e um brinquedo na forma de arco da Calesita (Leia mais!) Quando estava cansado desse brinquedo, eu mesma sentava no chão e brincava com os mordedores: Abria a mãozinha dele para ensiná-lo a segurar e fazia o movimento de levar até a boca os objetos.

Com o passar do tempo comecei a rolá-lo, estimulando a lateralidade e o próprio movimento de rotação  do corpo para que mais tarde ele sozinho conseguisse se virar e aprender a ficar de bruços, o que consequemente usaria para aprender a engatinhar. Deixava ele um pouco de tempo de bruços, às vezes ele até ficava bravo da força que tinha que fazer para se manter elevado, mas depois com o tempo, os pezinhos começaram a ficar agitados e querendo fazer novos movimentos:Nesse momento, colocava as mãos atrás dos pés como apoio para ensiná-lo a fazer força e avançar… engatinhar! 😉

Estimulando assim, nós como mães e pais, nos tornamos participativas do desenvolvimento deles, visualizamos dia-a-dia as suas conquistas e ainda vamos estimular nossa própria criatividade para criar novas brincadeiras para eles.

Tudo isso no chão, que considero para o desenvolvimento do meu filho, primordial. Sei que com o inverno, muitas mães podem ficar meio assim, mas existe os tapetes de eva que são excelentes isolantes térmicos, acrescidos de um edredom ou cobertor… Hmm.. Gostoso até pro papai e pra mamãe! Se você ainda está construindo, existe a opção do piso térmico!

Algumas precauções foram tomadas para segurança do pequeno, as tomadas foram tampadas com o protetor adequado. Passar pano na casa todos os dias passar tarefa intermediária na hora do soninho dele.

E além disso tudo, dedicação tanto da mamãe quanto do papai em criar brincadeiras e participar do cantinho dele. Claro que ele não ficava o dia inteiro lá fazendo só isso, um colinho aqui e ali, uma voltinha na verdureira entre outras coisas também faziam parte!!!

E aí, gostaram das dicas???

😀

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente