Transformações na maternidade sob um olhar amigo

O time Mamãe & Cia está ficando cada vez mais lindo e completo. Na estreia de hoje, temos a naturóloga Fernanda Fock que vai compartilhar um pouco sobre sua profissão e também de como ela pode nos ajudar nesse caminho da maternidade e suas transformações.

Seja muito bem vinda Fernanda! 🙂

pexels-photo-52641

A gravidez é um período mágico de belas transformações e alegrias, porém inevitavelmente também surgem algumas dúvidas, anseios e inseguranças. Para garantir uma gestação tranquila é possível seguir algumas medidas que beneficiarão não somente a gestante, mas como também o bebê que está sendo gerado.

 

A gestação é um momento único na vida da mulher, é uma fase de plenitude, beleza interior e realização. Contudo, é também um período de grandes mudanças físicas e emocionais. Tudo está em transformação: as emoções, os hormônios, o corpo, a mulher em relação a si mesma, ao companheiro, à sociedade, ao trabalho, etc. Manter o equilíbrio nessa fase muitas vezes torna-se um grande desafio.

Inevitavelmente neste período também surgem algumas dúvidas, temores, anseios, inseguranças, oscilações de humor, impaciência dentre outros sentimentos. O equilíbrio emocional da mãe reflete e influencia diretamente o bebê. Por isso é importante que a gestante se sinta bem, tenha acolhimento e apoio do parceiro, familiares e amigos. É importante também que ela troque experiência com outras grávidas, além de cuidar do seu corpo, mente e emoções.

O que é naturologia?

A Naturologia, minha área de atuação profissional, é uma grande aliada para manter o equilíbrio e bem-estar durante a gestação. O naturólogo é um profissional graduado e capacitado para atender as mais diversas queixas utilizando as Terapias integrativas e Complementares (PIC´s), reconhecidas pela OMS. São excelentes ferramentas aliadas ao tratamento convencional ou utilizadas como alternativas menos invasivas, especialmente neste período que requer cuidados específicos. O acompanhamento ajuda a manter o equilíbrio durante a gestação. À medida que proporciona segurança para lidar com todas estas mudanças, aumenta a capacidade de adaptação e dá energia para enfrentar os desafios antes, durante e após o nascimento do bebê.

maeBenefícios

É possível reduzir os níveis de ansiedade, irritabilidade, medo em relação ao parto, à vida futura e fortalecer o elo com o bebê durante a gestação e após o parto. Além de melhorar a autoestima, harmonizar os estados oscilantes de humor, equilibrar as emoções e tranquilizar os pensamentos e preocupações.

Outros assuntos

Amamentação, Shantala, vínculo afeito, os mil primeiros dias, cuidados comuns aos bebês, entre outros, que irei abordar frequentemente aqui no blog Mamãe e Cia, como colunista parceira.

Se tiver sugestões de temas para aprofundarmos por aqui, me escreva. Se você se identifica com alguma questão abordada neste artigo, exercícios respiratórios, meditação, atividade física  repouso adequado, alimentação equilibrada. Práticas de relaxamento como massagens, acupuntura, tai chi chuan, yoga, entre outros, são fatores que podem promover qualidade de vida e uma gestação mais tranquila. Cuide-se!

 

É naturóloga, pós graduada em acupuntura.
Aspirante a mãe e apaixonada pela primeira infância, escreve sobre amamentação, vínculo afetivo, shantala, cuidados naturais com o bebê e durante a gestação. Tudo que pode envolver e contribuir com a maternidade e paternidade e suas relações com saúde e sociedade.




Comente