Tabela do sono do bebê

Quando o bebê nasce, é comum as pessoas querem saber sobre ele. Perguntas como foi o parto, se o bebê é bonzinho, se está mamando bem entre tantas outras perguntas. Uma questão bem relevante é: Como está o sono do bebê? Ou a falta dele… Mas essa é uma questão super importante. Tem bebês que nos primeiros dias vai tudo bem e depois a gente não sabe o que aconteceu, enquanto tem outros que simplesmente amam dormir. Você sabia que até criaram um parâmetro, que inclui um tabela do sono do bebê?

Depois do meu primeiro filho compreendi bem essa questão e acho que foi por isso que tinha medo de ter o segundo filho. Eu sou apaixonada por dormir e na época do bebê Cauê isso era algo bem conturbado durante as noites, ele mamava bastante e mal sabia eu o bem que ele estava fazendo para ele mesmo.

A mamada da noite é muito importante para o bebê

d6f855e8382752aa4c8858efb88532f3

Pais devem saber que o leite materno produzido à noite contém mais triptofano (um aminoácido indutor do sono). Triptofano é o precursor da serotonina, um hormônio vital para o funcionamento e desenvolvimento do cérebro. Nos primeiros meses de vida, a ingestão de triptofano leva a um maior desenvolvimento do receptor de serotonina (Hibberd, Brooke, Carter, Haug, & Harzer, 1981).

O leite materno noturno tem também aminoácidos que estimulam a síntese de serotonina (Delgado, 2006; Goldman,1983; Lien, 2003). A serotonina faz com que o cérebro funcione melhor, mantém a pessoa de bom humor e ajuda  com os ciclos sono-vigília (Sommer, 2009). Deste modo é especialmente importante para as crianças serem amamentadas durante à noite, porque neste leite contém o triptofano, por razões além de fazê-los dormir.” Darcia Narvaez, PhD da Universidade de Notre Dame.

Dormir é importante tanto para o bebê, quanto para sanidade dos pais. Só compreende a verdade dessa frase quem já passou algumas noites mal dormidas. Mas não existe regra que vá fazer o bebê dormir a noite inteira ou fazer com que ele compreenda a diferença do dia e da noite, aliás, quando penso nisso imagino que dentro da barriga é um fuso horário e que leva um tempo para aprender o novo fuso horário, devido aos efeitos do “jet lag”.

Adaptando-se ao sono do bebê

A Catarina surpreendeu com algumas noites bem dormidas desde pequena, mas um marco são os dentes. Ahhh… Eles incomodam e muitas vezes ela acorda chorando, infelizmente não é apenas um dia. Ela fica mais carente, quer companhia, toma mais mamadeiras durante a noite. Mas para isso existe Camomilina C, um remedinho fitoterápico que ajuda a diminuir esse desconforto. E é batata! Funciona mesmo!

Com duas crianças em casa, tive que aprender a reconhecer os sinais de sono de cada um, até outro dia escrevi sobre isso aqui no blog. Contudo, nem sempre é simples ou fácil de compreender. Mas aos poucos vamos nos adaptando e conhecendo um ao outro. O Cauê ficava agitado, parecia que tinha acordado e ligaram no 220v. A Catarina já é mais tranquila e começa a se render fácil para o sono, coça o olho, fica manhosa e agora já pede para dormir.

Uma coisa interessante é que ela aprendeu a dormir sozinha a soneca da tarde. Deito ela na cama, entrego o bico e a deixo lá, quando volto está dormindo toda linda. Claro que às vezes ela se distrai com um paninho ou uma boneca que fica pela cama, mas acaba se rendendo e dorme.

Aliás as sonecas são elementares para o desenvolvimento deles. E o fato deles tirarem ou não sonecas durante o dia, vai afetar diretamente o sono noturno. Parece contraditório fazer com que eles descansem de dia, mas eles precisam! Bebê recém-nascido pode dormir até 22 horas por dia. Você pode me perguntar porque dormir tanto? Simples, é durante o sono que eles crescem.

Não se iluda achando que se deixar seu filho sem dormir durante o dia ele irá dormir melhor à noite. Ao contrário, ele vai ficar extremamente irritado. Aproveite as sonecas deles para tomar um banho, lavar uma louça ou dar uma ajeitada na casa, você vai perceber que esse tempo vai passar voando a ponto de você achar que nem deu para fazer nada!

Tabela do sono do bebê

Segue abaixo uma tabela com informações sobre a relação entre a idade do bebê e o número de sonecas diárias necessárias.

tabela do sono do bebê por idade

 

Referências:

Citação extraída de Vila Mamífera

Tabela extraída do livro Vai ficar mais fácil e outras mentiras que contamos às mães de primeira viagem. Autora:  Claudine Wolk.

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente