Sobre novos alimentos pro bebê

Tudo na vida é questão de hábitos, não nascemos sabendo tudo, ao contrário a vida é um eterno aprendizado que começa no primeiro dia de vida, os pais são os principais responsáveis pelos hábitos que os filhos desenvolvem ao longo da vida.

A amamentação exclusiva por seis meses é o mais recomendado pelo Ministério da Saúde, não estou aqui pra despromover isso, contudo essa não é a realidade da maioria das família que por diversos motivos, antecipam a introdução de outros líquidos e sólidos.

Água e sucos são, normalmente os primeiros contatos novos que um bebê tem depois do leite materno. Recomenda-se a não utilização de açúcar nos sucos para que o bebê aprenda a conhecer os sabores puros das frutas. Esses, devem ser sempre preparados logo para o consumo, ou seja, frescos, caso o bebê não aceite, tentar oferecer novamente em outra ocasião, mas não pressione o bebê a aceitar logo de início, tenha calma.

O mesmo vale para as frutas, primeiramente elas devem ser oferecidas amassadas e ao longo dos meses em pedaços, até que chegará um dia que ela comerá da fruta segurando com aquelas mãozinhas mais lindas do mundo, se babando inteira e pode ter certeza que você ficará encantada com esse momento!

O mais importante de tudo, é seguir as recomendações do pediatra do seu filho, pois é ele quem acompanha todo o desenvolvimento dele. Eu apenas falo da minha experiência, não se pode usar como via de regra. É importante também ter a consciência de uma alimentação saudável depende muito mais dos pais do que da criança, existe o tempo certo deles conhecerem as “besteiras alimentícias”, deixe para que ele aprenda isso com os amiguinhos, na escola.

Bons hábitos podem ou não perdurar por uma vida, mas os maus além de serem aprendidos rapidamente assim também se fixam. Portanto vale o empenho de cada pai e mãe, mesmo que não gostem e não tenham o hábito de ingerir frutas na sua dieta, incentivar seus filhos, porque mesmo que vocês não gostem, eles podem ter o direito de aprender a gostar, não é mesmo?

Beijos

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

One thought on “Sobre novos alimentos pro bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *