Se cuidando na gravidez

DICAS PARA SE LIVRAR DAS MARCAS DA GESTAÇÃO

Por: Carolina Ildefonso
Fonte: Revista Sempre Materna

Comprar o enxoval, fazer os exames do pré-natal, organizar o quarto, comprar as fraldas. Mesmo com todos os preparativos e preocupações para a chegada do bebê, na gravidez é necessário também cuidar da saúde e da beleza da futura mamãe. A pele é um dos pontos principais, manchas, estrias e acne, o que fazer?

A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço explica que  durante a gestação, a organismo da mulher passa por muitas mudanças decorrentes de alterações hormonais. E a falta de cuidado nesse período pode deixar sinais permanentes. Pensando na autoestima das mamães, dá dicas de como amenizar esses sintomas:

Acne

Nas primeiras semanas há aumento de progesterona no corpo, o que estimula a pele a produzir mais óleo. A consequência é a incidê ncia da acne, principalmente no rosto. “Quem já tem histórico de acne deve prevenir, usando produtos adequados de limpeza da pele.  Com exceção do ácido retinóico que não pode ser usado nesse período. Por isso, sugiro a substituição pelo ácido azelaico, salicílico ou glicólico”, explica a especialista.

Manchas

Segundo a dermatologista, quase 90% das gestantes apresentam manchas na pele e isso é resultado da ação dos hormônios somada à exposição ao sol. “Evite a exposição ao sol e use, sempre, protetor solar para prevenir em 85% o aparecimento das manchas. É importante salientar que muitas delas aparecem durante a gravidez e não saem após o parto, mesmo com os melhores tratamentos de peelings e lasers.”

* Não se esqueça: O filtro solar deve ser aplicado com abundância e reaplicado a cada duas horas.

Estrias

A principal orientação para a prevenção de estrias é: controle o seu peso. “A pele tem certa elasticidade, mas não consegue manter-se saudável com o aumento excessivo de peso, portanto cuide-se”, orienta Dra. Annia. A especialista afirma que mesmo o crescimento natural da barriga durante a gestação pode causar estrias. Por isso, aconselha a hidratação. “É importante usar um bom hidratante. E lembrar: óleo não hidrata, apenas impede a perda de água, ou seja, muitas vezes utiliza-se o óleo, mas a pele continua seca e as estrias aparecem”.
Ainda quanto ao aparecimento das temidas estrias, desmistifica: “Coceira na barriga não é necessariamente sinal de estria. Algumas gestantes desenvolvem um prurido na pele, que é decorrente da própria gravidez e até mesmo a hidratação ajuda a diminuir o desconforto”, afirma.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *