Rotina neles!

Bom dia queridas, estava eu aqui pensando sobre o que escrever… e lembrei de algo que sempre fez parte da vida do meu filho desde o primeiro dia aqui em casa.

ROTINA!

A rotina é fundamental pois ela cria um hábito no bebê sinalizando o que irá acontecer logo após cada marco. Sendo assim, ela estará habituada que após o almoço ela vai tomar suco, ou depois de tomar banho vai dormir, ou seja,  estamos condicionando o comportamento da criança e facilitando o nosso trabalho.

Estebelecer horários é fundamental! Claro, não podemos ser tão rígidos quanto a horários, mas por exemplo, se seu filho acorda as 6h e mama e normalmente só sente fome após três horas, ele provavelmente vai comer somente pelas 9h. Quando é apenas leite materno ou artificial é mais fácil controlar.

Mas a medida que vão sendo introduzidos novos alimentos na dieta da criança é importante estabelecer o horário para cada refeição, ou seja, você não vai dar almoço as 9h. Vamos ser coerentes!

Sucos e água devem ser oferecidos ao longo do dia para a criança e a vontade, na quantidade que ela ingerir, lembrando apenas que o suco não substitui uma refeição, é apenas hidratação.

Quero compartilhar com vocês a rotina do meu filho:

6h – Leite materno

8h – Leite materno

10h – Fruta

12h – Almoço

13h – Suco reforçado (normalmente com três frutas)

14- Fruta

16h – Mingau

18h – Jantar (a partir do dia 24/06)

19:30 – Banho

20h – Mamadeira

Essa rotina eu estabeleci a mais ou menos 3 semanas que foi quando começamos a dar o almoço, o banho eu costumava a dar lá pelas 21h, mas comecei a perceber que ele se coçava muito de sono por volta das 19h, então resolvi testar o banho as 19:30 e funcionou muito bem aqui.

Dessa maneira ele tem dormido mais e melhor a noite, sem contar que dorme a noite inteira.

Foi bem interessante que esses dias eu tinha dado o banho nele e colocado pra dormir e quando eu voltei no quarto quase uma hora depois ele ainda estava meio acordado, ou seja, ele não pega no sono logo que saio do quarto, ao contrário, ele aprendeu a adormecer sozinho, creio que é por isso que ele tem dormido melhor.

Outra coisa, não fico ninando ele pra dormir, coloco ele na caminha dele e o deixo lá.

Mas claro, o que faz bem pro meu filho, pode não fazer bem pro seu filho. Por essas e outras coisas que eu li muito a respeito, troquei várias informações no fórum do E-familynet, e hoja achei a rotina que funciona para meu filho.

Como ele dorme cedo, encontro tempo para organizar a minha casa, tomar um banho demorado e ainda dar um cheiro no maridão.

Bom é isso mamães queridas, espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida fique a vontade em entrar em contato comigo.

Beijos

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente