A gravidez é um período transformador, repleto de desafios e mudanças. Muitas vezes, as dificuldades…
Quantas injeções são utilizadas para fazer a fertilização in vitro?
Dentre as técnicas disponíveis de reprodução assistida, a fertilização in vitro oferece excelentes resultados para o casal com dificuldade de engravidar. Tal método consiste na fecundação do óvulo em laboratório para, depois, ser implantado no útero.
Anúncio
Tratamento de reprodução humana
Problemas para conseguir engravidar são tratados em clínicas de reprodução humana com diversas técnicas, escolhidas a partir das condições de cada paciente.
Assim, após um longo período sem conseguir conceber um bebê, pode-se buscar por ajuda especializada para entender quais alternativas estão disponíveis.
Anúncio
Inicialmente, o casal passa por uma série de exames a fim de mapear qual é a dificuldade de engravidar. Se o médico achar necessário, ele pode propor um protocolo de medicamentos e coitos programados para aumentar as chances de gravidez.
No caso de qualquer um dos indivíduos apresentar um problema reprodutor específico, há intervenções mais incisivas, como a inseminação artificial via fertilização in vitro.
Passo a passo da fertilização in vitro
Após identificar dificuldades específicas que interrompam ou dificultem a gravidez, os tratamentos de reprodução humana contam com métodos para viabilizar a gestação.
Anúncio
Esses procedimentos colhem o material genético, fecundando-os em laboratório para, então, implantá-los na mulher. Veja o passo a passo da fertilização in vitro:
- Estimulação da produção de óvulos por meio de medicamentos;
- Coleta do material genético;
- Fertilização in vitro, ou seja, os óvulos são fecundados em laboratório;
- Amadurecimento do embrião;
- Preparação do corpo da mulher para receber o óvulo fecundado;
- Transferências dos embriões para o útero;
- Congelamento dos embriões restantes.
Após 15 dias do processo de reprodução assistida, o teste de gravidez mostra se houve sucesso ou se há a necessidade de repetir o procedimento. O fato de não engravidar na primeira tentativa de fertilização in vitro não deve desanimar o casal.
Medicamentos
Durante a estimulação ovariana para a produção e amadurecimento dos óvulos a mulher deve receber injeções subcutâneas diariamente pelo período de dez dias, aproximadamente.
A cada dois ou quatro dias, um ultrassom ajuda a verificar a quantidade de óvulos dentro do ovário para o agendamento da coleta do material genético. Quando desejar a maturação completa do óvulo, uma injeção é realizada 36 horas antes da coleta.
Depois de passar por uma preparação, o material genético é fecundado na fertilização in vitro. A partir da análise da qualidade e maturidade dos embriões, inicia-se a preparação do corpo da mulher para a transferência de embriões.
Novamente, medicamentos são administrados para estimular o endométrio, parede que reveste o útero internamente, responsável pela fixação do embrião.
Quando o útero atingir a espessura ideal, é feita a implantação em sua parede dos embriões selecionados. O material genético restante é congelado para uma futura tentativa, caso seja necessária.
Se a gravidez for concretizada, o médico faz o acompanhamento da gestação, introduzindo medicamentos, caso julgue necessário. Normalmente, a maior parte da medicação será administrada durante o procedimento de reprodução assistida.
Anúncio
A taxa de sucesso da fertilização in vitro é grande, cerca de 40% entre casais com dificuldades para engravidar. Por isso, se esse for seu caso, não desanime, busque por um especialista em reprodução humana e realize seu sonho de construir uma família.
Anúncio