A gravidez é um período transformador, repleto de desafios e mudanças. Muitas vezes, as dificuldades…
Pré-Natal
Muitas de nós só descobrimos que o pré-natal existe quando ficamos grávidas. E para falar a verdade a melhor parte de fazer o acompanhamento de maneira correta são as ultrassonografias, o momento mais mágico e emocionante que existe.
Anúncio
Ter esse auxílio do médico durante esse período, de fato, é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. Durante os encontros e através dos exames que o médico poderá conhecer as possibilidades que cercam a gestação. Nas consultas as mães podem (e devem) esclarecer as dúvidas, é muito importante que haja uma relação de confiança entre médico e paciente.
O médico deverá aconselhar a futura mamãe referente à sua alimentação na gravidez, explicar sobre os tipos de parto, conversar sobre amamentação e também sobre atividade física, se a gestante está apta a praticar ou não. Ele há de requerer alguns exames, tais quais: Glicemia, grupo sanguíneo e fator RH, anti HIV, sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatite B, exame de urina e ultrassonagrafias. Esses exames são necessários para que o médico possa sugerir alguns cuidados específicos à mãe, por exemplo: se o exame de glicemia der alteração e a mãe não tomar os devidos cuidados na alimentação poderá desenvolver diabete gestacional.
Anúncio
O tipo sanguíneo e o fator RH são para saber se há risco de incompatibilidade: se a mãe for fator RH negativo e o filho for fator Rh positivo, o organismo da mãe poderá produzir anticorpos contra o sangue do bebê.
Anti HIV é solicitado, pois se a mãe for soropositivo é possível que tome alguns remédios e evite de transmitir a doença para o filho.
Toxoplasmose, sífilis e rubéola podem causar malformações no bebê ou até mesmo levar ao aborto.
Anúncio
Hepatite B também é uma doença capaz de ser transmitida ao feto se o médico não souber da sua existência. No momento do diagnóstico positivo o médico irá passar medicamentos adequados para que não seja transmitido para o bebê.
Ultrassonografias além de dar aquele acalanto aos pais ao ouvir o coração do bebê, descobrir o sexo, elas também podem auxiliar na estimativa do peso e tamanho do bebê e determinar aproximadamente a idade gestacional. Através delas também é possível diagnosticar se o bebê tem malformações.
Pré-natal é um momento super importante, eu lembro que sentia aquela ansiedade para ir às consultas. A gestação foi super tranqüila e graças a Deus nunca apareceu nenhuma irregularidade. É muito gostoso poder acompanhar o crescimento e desenvolvimento deles dentro de nós. Creio que ter feito pré-natal foi fundamental para meu conhecimento como mãe, o médico sabia do meu desejo de parto normal e ter confiança nele, na hora H, foi de suma importância.
Eu costumava ir para as consultas com todas as dúvidas anotadas num papelzinho, assim não esquecia de perguntar nenhuma. #ficadica! :)
Beijos
Karin
Fontes: Brasil.gov.br, Brasil Escola
Anúncio
Se você gostou deste post, talvez queira ler mais:
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio