Pintar é terapia

Você certamente já ouviu falar daquele livro que virou febre “Jardim Secreto”, sendo considerado um livro de colorir que ajuda a aliviar o estresse. Profissionais da área atestando que realmente o fato de fazer uma certa atividade que exige concentração pode ajudar a aliviar os sintomas ligados ao estresse.

Particularmente eu gosto muito de pintar. Meu filho mais velho, para minha sorte, também! Quando ele quer fazer alguma atividade comigo, normalmente, me convida para colorir ou desenhar alguma coisa.

Sobre o ato de pintar, a educadora física Esp. Harumi Falanga diz que:

“Auxilia no desenvolvimento de sua individualidade e autoestima e as habilidades para resolver problemas. Também indicada ao tratamento terapêutico de diversas afecções, pintar contribui para reduzir a ansiedade, aumentando a coragem interior e desenvolvendo expectativas. Através da expressão artística pelas cores, as crianças podem expressar suas preocupações, emoções, suas vontades e gostos, acalmando a mente de forma a beneficiar todo o organismo”.

Para as crianças pintar é uma excelente distração, que vem acarretada de diversos benefícios. Veja uma lista de motivos para incentivarem os seus filhos a soltarem a imaginação através das cores:

  1. Benefícios motores: o fato de disponibilizar diferentes matérias: lápis de cor, giz de cera, tintas, ajuda a desenvolver a motricidade fina, que é a capacidade de executar movimentos finos com destreza.
  2. Benefícios para o cérebro: pois a pintura estimula áreas do cérebro ligadas com a criatividade e a imaginação.
  3. Benefícios comunicativos: através de um desenho a criança pode expressar sentimentos, emoções e pensamentos.
  4. Benefícios para o prazer e diversão: é uma maneira de interagir e compartilhar, desenvolver amizades. Nesse momento de descontração nos tornam mais dispostos e tranquilos, apesar de estimular nosso cérebro, estamos nos divertindo.
  5. Benefícios para a saúde mental: pintar exige concentração e é uma excelente forma de estimular isso em nossos pequenos (que se distraem com tanta facilidade). Também ajuda a aliviar tensões, colocar os problemas difíceis de lado por um tempo, o que nos leva a viver mais o presente e não ficar ansioso com as coisas futuras.

Pintar é terapia, relaxa, descontrai, nos concentra em momentos bons e podemos aproveitar essa brincadeira para estarmos mais presentes na vida de nossos filhos. É uma atividade tão bem vista por eles e quem sabe no futuro eles utilizem essas técnicas para trabalho? A gente nunca sabe, não é mesmo?

Sobre o futuro nós não sabemos, mas o fato de nós estarmos presentes no hoje deles, vai torná-los adultos mais seguros, confiantes e amados. Vamos pintar?

3ti38txq

 

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente