Páscoa e sua simbologia

Fico aqui pensando será que as pessoas ainda sabem o verdadeiro significado da Páscoa? Em muitas igrejas ainda seu significado real é lembrado. Mas e nas casas,  o que os pais ensinam as crianças?

A data que segue a quaresma se tornou mais marketing, mais uma data puramente comercial. A simbologia do coelho surgiu porque a data páscoa é determinada pela lua, o coelho era símbolo da lua, então o coelho se tornou o símbolo da páscoa! Ohhh….

Existe uma lenda: Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que ele havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou. (Brasil Escola)

Meu filho tem 1 ano e 4 meses e NÃO, não será nessa páscoa que ele irá experimentar o chocolate.  Não ligo pro que dizem e olha que dizem muitas coisas e acham isso um absurdo. Quando soubemos que eu estava grávida, decidimos que não iríamos apresentar essas coisas para o Cauê tão cedo, preferimos que ele descubra sozinho, sem a interferência de ninguém, a não ser a própria curiosidade. Fato, ele vai pra escolinha uma hora ou outra ele vai começar a querer saber de algumas coisas, e daí vamos apresentar aos poucos, sem muito alarde, e sem deixar de incentivar uma nutrição saudável.

Prefiro muito mais incentivar o consumo de frutas e verduras do que essas coisas artificiais, cheias de gorduras e nada nutritivas. Sabe, tenho mais ou menos o seguinte pensamento: Deixa aproveitar enquanto eu mando o que ele come, porque vai que depois não obedece mais o que eu digo pra comer. Quero enraizar bons hábitos alimentares, porque depois ele até pode comer essas coisas, mas vai saber o que realmente faz bem, não vai haver problema ele comer aquilo desde que ele coma verduras, frutas, sucos naturais, etc!

Sei que muitos pais e mães apresentam determinados alimentos para as crianças bem novinhas ainda, por exemplo: … ninhos, não tenho nada contra, é muito bom! Sabe, eu acho que esse assunto alimentação é um tanto polêmico, porque  cada um cria e oferece aos seus filhos o que está dentro das suas condições ou acha melhor. Não gosto muito de debater sobre isso, mas também gosto de lembrar que o Brasil está seguindo os Estados Unidos no ranking da obesidade infantil e fico realmente preocupada com isso. Penso que falta um pouquinho mais de informação e um pouquinho mais de empenho da parte dos pais. Afinal de contas eles comem o que nós colocarmos na mesa.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!
Comente