A quarentena chegou e tirou tudo dos eixos, ou seria melhor dizer reorganizou tudo? Não…
Paciência: a palavra da quarentena – dia 41
Talvez existam várias palavras para definir essa quarentena, não tenho dúvidas. Resiliência poderia ser uma dela: a capacidade de nos adaptarmos às mudanças e superar os obstáculos. Empatia com certeza faz parte do nosso vocabulário para entendermos a necessidade e a dor do próximo. Contudo, para mim, a palavra que poderia sintetizar essa reclusão é paciência.
Anúncio
Normalmente, nós temos uma pessoa que é referência quando o assunto é a paciência. Aquela pessoa calma, tranquila, de tom de voz suave bem do tipo zen, paz e amor. No fundo do coração, queríamos a receita dessa tranquilidade toda ou pelo menos o endereço para comprar um potinho para tomar doses homeopáticas diariamente dessa virtude que é muito carente na maternidade.
Na live que fiz pelo Jaraguá do Sul Park Shopping perguntaram qual tem sido o meu principal desafio na quarentena e a minha resposta foi: paciência. De modo geral, eu me considero uma pessoa paciente a partir do ponto que deixo de ser. Cada dia é um exercício diário de respiração para manter a tranquilidade na casa, mas tem horas que as intrigas e brigas explodem a pólvora do barril e aí, a voz fica mais firme e é cada filho para um canto até que as coisas se acalmem. Inevitavelmente a brincadeira (ou pelo menos a tentativa dela) também tende a ser encerrada e é hora de colocar tudo no lugar, claro que é bem comum ter um baita de um bico junto, mas faz parte!
Anúncio
Apesar de termos a nossa rotina de estudos com as crianças aqui em casa é preciso de paciência nessas horas também porque cada dia é um dia: acorda com ou sem vontade de estudar, faz atividade rápido e come a letra ou erra na concordância, finge que não sabe para não ter que fazer, fala que é difícil, que é chato. Acho que vocês entenderam que não é um mar de rosas e que preciso de muita graça divina para saber contornar todas essas situações.
Quando tem problema no trabalho e que você desconta na criança que veio pedir comida pela milésima vez no dia, como faz? Acredito que nessas horas é que temos a oportunidade de corrigir nosso erro e pedir perdão.
Sim, a irritabilidade e impaciência vão acontecer durante esse período de quarentena, mas não deve ser uma constante em nossas vidas. Inclusive por parte das crianças é natural que demonstrem esse tipo de sentimentos também, é natural pois vivem é algo totalmente novo para elas e precisam se adaptar. Como elas são nossos espelhos, temos que procurar manter os nervos sob controle, ensiná-las a lidar com a raiva de forma saudável, aprender a tolerar e ser pacientes consigo mesmas e com os outros integrantes da família.
Anúncio
E por último, mas não menos importante, precisamos pedir diariamente à Deus sabedoria, graça e paciência para administrar todas as condições impostas pelo coronavírus. Tenha fé e esperança que dias melhores virão!
Anúncio
29.
Paciência: a palavra da quarentena – dia 41
Segunda-feira, 27 de abril de 2020
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio